RAMO TRANSPORTE: Realizada a primeira reunião de 2012
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) sediou nesta terça-feira (07/02) a primeira reunião em 2012 do ramo Transporte. Em pauta estiveram a Resolução ANTT 3.658/2011, sobre a geração de CIOT e empresas homologadas, além da consulta tributária feita junto à Receita Federal sobre a contribuição previdenciária das cooperativas de transporte de cargas, e seus desdobramentos.
Legislação - Acompanhados de membros da gerência de Ramos e Mercados, participantes tiveram a oportunidade de debater sobre a interpretação da legislação vigente, no que diz respeito às regras tributárias para as cooperativas do ramo. Para esclarecimento das dúvidas, foi convidado o representante do Rio Grande do Sul, Abel Paré.
Dúvida - "Existe muita dúvida, não somente por parte do grupo reunido aqui, como também de outras cooperativas, que necessitam ser resolvidas. Todos precisamos nos adequar para atender corretamente à Resolução. Por isso, buscamos a ajuda da OCB, para obtermos um esclarecimento melhor", disse o representante do Ramo, José Carneiro. Para ele, a correta interpretação dos normativos trará imensos benefícios ao setor, uma vez que os dispositivos são extremamente favoráveis ao cooperativismo.
Cartilha - Carneiro defendeu, ainda, a possível edição de uma cartilha explicativa, que possa ser distribuída entre as cooperativas, como instrumento de informação. (Informe OCB)