RAMO TRANSPORTE: Micheletto participa de Fórum em Curitiba

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 30 dirigentes, conselheiros e executivos das cooperativas de transportes do estado do Paraná, participam nesta sexta-feira (09.09), em Curitiba, no Hotel Alta Reggia, do II Fórum dos dirigentes de cooperativas de transportes. Este evento, promovido pelo Sistema Ocepar/Sescoop em parceria com o Conselho do Ramo Transporte, conta com a presença do deputado federal Moacir Micheletto (PMDB/PR), do superintendente da OCB, Marco Aurélio Fuchida e do superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa. Segundo Nelson Canan, coordenador do Conselho Especializado do Ramo Transporte, o evento é uma excelente oportunidade para que as cooperativas integradas ao sistema discutam seus principais anseios. Ele avalia que o setor vive um momento de dificuldades, mas que precisa discutir e apresentar soluções. Entre os principais entraves que impendem um maior desenvolvimento do cooperativismo de transporte, Canan lembra a falta de uma linha de financiamento para renovação da frota dos caminhoneiros autônomos cooperados, a questão do vale-pedágio, cobrança de PIS/Cofins e a abusiva cobrança de pedágio nas rodovias paranaenses. Durante o Fórum, as cooperativas entregarão ao deputado um pré-projeto de lei onde pedem uma linha especial de crédito para os caminhoneiros filiados em cooperativas de transporte. Canan disse que a presença tanto de Micheletto como do superintendente da OCB, no evento será fundamental para saber tudo que está sendo realizado em Brasília em defesa da categoria.

Micheletto - O deputado Micheletto disse que tudo aquilo que estiver ao seu alcance será feito para amenizar estas dificuldades do setor. "Como membro da Comissão da Agricultura e como membro da Frencoop, venho aqui hoje ouvir as principais reivindicações do setor. Uma das preocupações nossa é sobre o Ato Cooperativo que se encontra ainda no Senado Federal, precisamos aprova-lo o mais rápido possível. Também sei que o setor necessita de uma linha de financiamento para renovação de frota e que iremos defender junto ao governo. Precisamos fortalecer o cooperativismo e o ramo de transporte é um exemplo de que a união de pessoas é o melhor caminho para encontrarmos solução aos nossos problemas", lembrou.

OCB - Já o superintendente da OCB, Marco Aurélio Fuchida fez questão de destacar a iniciativa da Ocepar em reunir dirigentes e lideranças políticas e cooperativistas dos setor transporte para discutir temas de interesse comum. "Este é um ramo que tem necessitado de uma ação mais emergencial por parte da OCB, devido algumas mudanças na questão tributária que ocorreram no final do ano passado e que impactou a competitividade do setor. Diversas ações foram realizadas e estamos trabalhando na MP 252 com apresentação de uma emenda que garantisse o ramo transporte a não incidência da cobrança de PIS/Cofins sobre o Ato Cooperativo. O relatório já foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora vai para o Senado, onde iremos fazer todo empenho para que seja sancionado. Temos dificuldades com as autoridades do setor da Receita Federal, mas estamos trabalhando para reverter estas posições e estamos contando com o apoio de diversos parlamentares, entre eles, o deputado Moacir Micheletto", destacou Fuchida.

Ocepar - O superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa, fez um relato de todas as iniciativas que a Ocepar já tomou, em conjunto com a própria OCB na defesa do ramo transporte. Nelson fez questão de ressaltar o importante trabalho que vem sendo desenvolvido juntamente com o Conselho Especializado do Ramo Transporte e com profissionais do Sistema Ocepar/Sescoop-Pr, trabalho este que já deu resultados extremamente positivos, "principalmente - lembra o superintendente - na organização e mobilização das cooperativas". Ele também aproveitou para lembrar sobre o Seminário de Logística que acontecerá durante o Fórum Nacional que acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro em Brasília, promovido pela OCB e que também é resultado desta mobilização das cooperativas de transporte do Paraná e do Conselho. Nelson Costa também ressaltou o importante trabalho do Procoope - Programa de Apoio a Pequenas Cooperativas, do Sescoop-PR, onde os assessores, Izaías Gonçalves e João Gogola realizam visitas constantes nas cooperativas e também oferecem cursos sobre cooperativismo de acordo com a demanda, como aconteceu recentemente com a Cotramo, em Campo Mourão e a Coopercaf, de Cafelândia. O superintendente também falou das ações do sistema cooperativista paranaense sobre diversas medidas em favor do ramo transporte como MP 252 (PIS/Cofins), questão do desembarque de transgênico em Paranaguá, Vale-Pedágio e sobre ações com relação a cobrança de pedágio nas rodovias paranaenses entre outros assuntos. O Fórum termina no final da tarde desta sexta-feira.

Conteúdos Relacionados