RAMO SAÚDE: Unimed Petrópolis patrocina primeiro Museu de Cera do Brasil
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Unimed Petrópolis está patrocinando o Museu de Cera de Petrópolis, primeiro museu do gênero no Brasil. Ao todo são 14 peças feitas pelo artista plástico americano Henry Alvarez, todas em cenários temáticos criados para abrigá-las. A implantação do museu será feita em 2 anos e o objetivo é de que ele abrigue 40 réplicas no total.
Meia entrada - Por meio da parceria feita com a Unimed Petrópolis, todos os clientes e médicos da cooperativa têm a garantia de pagar metade do ingresso para a visitação. De acordo com idealizadores do projeto, a parceria com a Unimed Petrópolis foi fundamental. “A Unimed foi a primeira empresa da cidade a acreditar neste projeto e a entender a sua importância para a cidade de Petrópolis e para o turismo. A Unimed é uma empresa respeitada na cidade e colocar seu nome neste projeto é uma chancela de seriedade”, comentou Bruno Villas-Bôas, que assina o Museu de Cera de Petrópolis juntamente com Renato Bomtempo.
Personalidades - Assim como o Madame Tussauds de Londres, o novo ponto turístico da cidade traz personalidades recriadas em estátuas de cera como Santos Dumont e até mesmo o personagem Jack Sparrow, do filme Piratas do Caribe, vivido pelo ator Johnny Depp. A história da cidade inspirou a criação de algumas estátuas como as de D. Pedro II e Princesa Isabel.
Técnica - As peças são feitas com a técnica do hiper-realismo, com personagens históricos, da música e da ficção. O objetivo é agradar a diferentes tipos de público e faixas etárias. “São diferentes tipos de personagens. O público sempre se identifica com pelo menos um deles”, completou Villas-Bôas. Cada uma das peças leva entre 3 e 4 meses para ser fabricada e todas são confeccionadas inteiramente em cera. Henry Alvarez é um dos únicos artistas plásticos especializados nesse tipo de escultura.
Arte e cultura - Para a Unimed Petrópolis, a decisão de patrocinar o Museu de Cera de Petrópolis veio da importância do projeto para a cultura e para o turismo em Petrópolis. “A Unimed Petrópolis está comprometida com a arte e a cultura em nossa cidade. Temos o cuidado de buscar incentivar, de alguma forma, projetos socialmente responsáveis. Quando conhecemos o trabalho que seria feito neste museu logo percebemos a sua importância”, explicou o presidente da Unimed Petrópolis, José Carlos Sant`Anna de Araújo.
Localização - O Museu de Cera de Petrópolis fica na Rua Barão do Amazonas, 35 no centro da cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e funciona de terça a domingo, das 10 às 17 horas. A entrada custa R$ 10. Estudantes, idosos e clientes médicos da Unimed Petrópolis pagam meia entrada.(Unimed Petrópolis)