RAMO SAÚDE: Suespar 2012 reúne 800 participantes em Foz do Iguaçu

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Entre os dias 28 e 30de abril, aconteceu no Mabú Resort, em Foz do Iguaçu, o 20º Suespar – Simpósio das Unimeds do Paraná. O evento contou com a presença de dirigentes, colaboradores, cooperados e parceiros do Sistema Unimed, especialmente do Paraná, além representantes de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Participaram dessa edição mais de 800 pessoas, novo recorde de público.

 

Mesa de abertura - Fizeram parte da mesa de abertura, juntamente com o presidente da Federação Paraná, Orestes Barroso Medeiros Pullin, o Euclides Malta Carpi, presidente da Federação Unimed Rio de Janeiro e diretor-financeiro da Unimed do Brasil, na ocasião representando o presidente Eudes Aquino; Fábio Trombini Grisebach, diretor-presidente da Unimed Foz do Iguaçu; Alexandre Kraemer, secretário municipal de saúde do município de Foz, representante do Prefeito do Municipal; José Ricken, superintendente do Sistema Ocepar, representante do presidente da instituição, João Paulo Koslovski; Nilson Luiz May, presidente da Unimed Participações e da Unimed Rio Grande do Sul e 2º Vice-Presidente da Unimed Mercosul; Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed; Rafael Moliterno Neto, presidente da Seguros Unimed;  João Batista Caetano, presidente da Fundação Unimed; Humberto Jorge Isaac, presidente da Unimed Fesp; e  Edevard José de Araújo, presidente da Unimed Santa Catarina e 1º Vice-Presidente da Unimed Mercosul.

 

Força - O primeiro a usar a palavra foi Rafael Moliterno Neto, presidente da Seguros Unimed que com um discurso sucinto agradeceu a presença e se confirmou como um grande parceiro anunciando o desenvolvimento de vários produtos com vendas cruzadas que, segundo ele, irão favorecer para que o sistema cresça cada vez mais. Em sua fala, ele enfatizou que, “a Unimed talvez seja a única força para proteger o cooperativismo no Brasil”. Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed parabenizou o presidente da Unimed do Estado do Paraná e toda sua diretoria pelo excelente trabalho realizado no dia a dia que permite inovar, ousar e propor caminhos. “Este tipo de evento pode representar a diferença entre ter e não ter futuro”, disse ele.

 

Receptividade - O presidente da Unimed Santa Catarina, Edevard José de Araújo, destacou a receptividade da cidade de Foz do Iguaçu. “Um lugar que já se torna obrigatório para o encontro anual da Federação”, argumentou. Ele destacou ainda que a tríade do Sul têm prestado muitos serviços à região, “a Unimed Participações busca negócios que agregam valores à Unimed e que venha em prol de nossos cooperados e nossa comunidade”, concluiu O Secretário Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu,  Alexandre Kraemer fez uma apresentação sobre a saúde pública do município e colocou à disposição os laboratórios e equipamentos do SUS como uma forma de parceria com a Unimed Foz. “Na saúde não basta apenas investir dinheiro, tem que ter gestão, mas gestão sem dinheiro também não acontece”, argumentou.

Evento importante - O anfitrião da cidade, Fábio Trombini Grisebach, disse sentir um imenso prazer em receber um evento tão importante novamente no município. O presidente da Unimed Foz enfatizou a importância do Suespar para agregar conhecimento e enfatizar a integração de todo o Sistema Unimed e desejou: “Esperamos que todos possam aproveitar a programação do evento e também os pontos turísticos de Foz do Iguaçu”. O representante da Unimed Brasil, enfatizou que não era a primeira vez que participava do encontro e que sabia da dedicação e afinco da organização do evento. “Tenho certeza que este evento será muito bom, muito proveitoso, “todos nós temos muito a aprender ainda sobre saúde suplementar”, disse Euclides Malta Carpi, presidente da Federação Unimed Rio de Janeiro.

 

Ousadia - Pullin, presidente do Simpósio encerrou a sessão de abertura falando que “chegou a hora de ousar”. “Este é o momento de discutir de maneira concreta e mais palpável a necessidade de mudança das formas da participação das nossas Cooperativas”. O presidente da Unimed Paraná lembrou com preocupação que a Cooperativa continua a operar da mesma forma que há 40 anos. “Temos nos concentrado em questões ligadas a atividades gerenciais e administrativas e infelizmente encontramos muita dificuldade em mudar esse modelo assistencial, mas devemos assumir uma postura alinhada com o bem-estar da comunidade e o desenvolvimento do profissional”. Orestes Pullin disse que acredita sinceramente que as cooperativas da Unimed possam criar condições de discutir e buscar um modelo que tragar equilíbrio e desenvolvimento ao setor. (Imprensa Unimed Paraná)

Conteúdos Relacionados