RAMO SAÚDE II: Unimed do BR tem projeto piloto de redução e neutralização de carbono
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Entre as ações da área de Responsabilidade Social da Unimed do Brasil para este ano está o incentivo para redução e neutralização de carbono. Para isso, uma empresa foi contratada com o objetivo de desenvolver uma ferramenta para calcular a emissão de carbono no Sistema Unimed. A partir dela, será possível avaliar quais são as fontes emissoras e quais as formas para diminuir o impacto das mesmas, depois, neutralizar o restante por meio do plantio de árvores.
Levantamento - Em maio deste ano, o levantamento das fontes emissoras começou a ser feito. O projeto piloto está ocorrendo no Hospital Santa Helena e na Central Nacional Unimed, em São Paulo. Até o final de outubro a ferramenta, que será lançada com o inventário de neutralização da 41ª Convenção Nacional Unimed, deve ser disponibilizada às Cooperativas. A princípio, o recurso poderá ser utilizado para o levantamento das fontes emissoras em três áreas de atuação do Sistema Unimed: operações, recursos próprios e eventos.
Mas, afinal, o que é a neutralização de carbono? - A neutralização de carbono é a tentativa de compensar a emissão de gás carbônico com o plantio de árvores, já que elas são os únicos seres vivos capazes de consumir o CO2 da atmosfera para fazer a fotossíntese. Assim, calcula-se a quantidade de carbono emitida nas atividades e quantas árvores precisam ser plantadas para neutralizar esse valor. Empresas especializadas são responsáveis por fazer essa conta. A preocupação em neutralizar carbono ganhou força com a preocupação com o aquecimento global porque este gás forma uma espécie de barreira que não deixa o calor sair do planeta. Mas, é importante enfatizar que o gás carbono sempre exisitiu na atmosfera, o problema é o excesso dele. (Unimed do Brasil, com informações do Planeta Sustentável)