RAMO SAÚDE I: Unimed Apucarana realiza curso para cuidadores

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O setor de Medicina Preventiva da Unimed Apucarana realizou, nos dias 26, 27 e 28 de julho, o Curso para Cuidadores. As palestras realizadas no Auditório da Unimed capacitaram familiares e trabalhadores domiciliares que atuam no atendimento de pessoas debilitadas que os tornem dependentes de terceiros. Esta edição contou com a participação de 55 pessoas, que receberam orientações e trocaram informações importantes à saúde e promoção da qualidade de vida.

Qualidade das informações - A abertura do evento foi realizada pelo vice-presidente e coordenador dos programas de Medicina Preventiva da Unimed Apucarana, Daniel Blanski, que ressaltou a importância de informações com qualidade para pessoas que necessitam de cuidados. "O objetivo desses cursos é levar informações e capacitar as pessoas que realizam a atividade de cuidado com o outro a identificar sinais importantes à qualidade de vida, favorecendo o trabalho do cuidador e proporcionando o acesso à profissionais especializados", explica Blanski.

 

Pessoas com demência - O médico neurologista, Eudilson Mendonça, destacou os cuidados necessários para pessoas com demência. Apontou as causas, as etapas e as alterações de comportamento no desenvolvimento das doenças neurológicas. "Compreensão, aceitação, carinho e solidariedade são importantes e fazem diferença", ressaltou o médico. A doença de Alzheimer e os cuidados específicos precisam ser compreendidos dentro do contexto em que se manifestam.

 

Aspectos psicológicos - A psicóloga Ana Maria Toth contribui com a abordagem de aspectos psicológicos do cuidador. Ressaltou que além das técnicas que o cuidador precisar dominar é preciso que ofereça suporte emocional ao outro. "É preciso ser realista, há um custo emocional de quem cuida", observou a psicóloga. O estresse, os sentimentos e a culpa fazem parte de um processo que necessariamente chegará ao fim.

 

Relato de experiências - A segunda noite do curso para cuidadores teve início com o relato de experiência da cuidadora Lúcia Faria de Carvalho, cuidando a 9 anos de sua mãe ela aproveitou a oportunidade para buscar informações importantes sobre a fase que está passando, além de compartilhar com os outros participantes as dificuldades que já superou.

 

Alerta - Os sinais e sintomas de alerta foram os temas da palestra realizada pelo vice-presidente da Unimed Apucarana, Daniel Blanski, interagindo com o público de forma dinâmica ele apresentou os problemas clínicos mais comuns nos idosos. "São sinais de alertas que vocês precisam estar atentos e que podem salvar vidas", enfatizou Blanski.

 

Abordagem multidisciplinar - A fisioterapeuta Hébila Duarte destacou a abordagem multidisciplinar, observando que determinados cuidados podem evitar complicações futuras e garantem a qualidade de vida do cuidador e do paciente. "O papel do cuidador é estimular o potencial do paciente, pensando no bem-estar e no auxilio das atividades do dia-dia", explicou a fisioterapeuta.

 

Reflexão - O cuidador Luiz Batista Junior a seis meses exerce a atividade. Seu paciente continua ativo, mas se prepara para o futuro. "Eu vim em busca de orientações, o curso é muito importante para a gente refletir para nós mesmo", disse Junior. A senhora Maria Clara Bueno Lucchesi cuida da mãe de 90 anos e aprendeu dicas importantes. "É a oportunidade de mostrar que há solução para nossas dificuldades", comentou Maria.

 

Alimentação - No último dia de curso a nutricionista Lorayne Verona realizou orientações alimentares, considerando características do idoso e alterações inerentes do processo de envelhecimento. "A alimentação deve ser equilibrada, não podemos eliminar o prazer de comer", observou. A alimentação por sonda exige cuidados específicos e dietas controladas, indispensável na prevenção de complicações.

 

Necessidades especiais - A enfermeira Shyrlei Chiezi finalizou o curso com noções de cuidados a pessoas com necessidade especiais. Reforçando aspectos relacionados ao processo de cuidar, lembrou os participantes da importância do bem-estar e da satisfação no atendimento ao paciente. Com sua experiência profissional de atendimento em hospitais, realizou demonstrações práticas de como agir em situações de rotina e emergência, administrando cuidados indispensáveis a saúde do paciente.

 

Condição de saúde - A cuidadora Maria das Dores teve sua primeira experiência na profissão quando precisou cuidar da mãe, nas visitas diárias ao hospital aprendeu com a experiência como cuidar de um paciente. Após a morte da mãe passou a atuar profissionalmente como cuidadora. "Participar do curso foi importante, muita coisa já aplicava, mas foi importante para saber que nem tudo é manha, que faz parte da condição de saúde," finalizou Maria. (Assessoria de Comunicação Unimed Apucarana)

Conteúdos Relacionados