Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

RAMO INFRAESTRUTURA III: Na CPI, Aneel descarta unificação de tarifas

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, afirmou ser difícil unificar os valores das tarifas de energia cobrados no país e que o melhor caminho para a redução das tarifas de energia elétrica no país é a realização de uma reforma tributária e a redução do ICMS. "Há diversos fatores que inviabilizam essa unificação como o nível de receita e a necessidade de realizar grandes investimentos no setor", disse, acrescentando que "alguns mecanismos podem ser adotados, principalmente pelo Legislativo, e eles passam pela redução do ICMS, que pesa demais, e pela reforma tributária".

CPI - A declaração de Hubner foi feita durante depoimento a CPI das Tarifas Elétricas, cujo objetivo é investigar como são compostos os valores das tarifas de energia elétrica cobrados no país. Em seu depoimento, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse que as tarifas englobam muitos custos além da geração de energia, o que impede a unificação dos valores. "Há muitos fatores que inviabilizam isso, como o custo maior para as áreas rurais, a inadimplência, o número de indústrias na região, a prática de ? gatos ? [ligações clandestinas], e a distância percorrida para a transmissão da energia", afirmou.(Valor Econômico, com agências noticiosas)

Conteúdos Relacionados