RAMO CRÉDITO: Sicredi e Fadep desenvolvem projeto social e educativo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Desenvolvendo os princípios 5 (Educação, Formação e Informação) e 7 (Interesse pela Comunidade) do cooperativismo, a Sicredi Cristóvão em parceria com a Fadep vem desenvolvendo o projeto Bom de Bola, Bom na Escola. O projeto tem como prioridade a assiduidade e o rendimento escolar e o comportamento social das crianças atendidas, sendo este um projeto social educativo. Os trabalhos são conduzidos pelo professor Rogério Izidoro de Moura, pós-graduado em Treinamento Esportivo, além de ter atuado como jogador em times como Atlético Mineiro, Santo André, Cruzeiro, Uberaba, São Caetano e Pato Branco. As aulas são desenvolvidas nas dependências da FADEP e, além do professor, têm também a orientação dos acadêmicos de Educação Física, Bruna Spade e Leonardo Barbaroto.
Atividades - Segundo ele são desenvolvidas várias atividades não somente esportivas, mas de educação comportamental. "Todos os dias antes dos treinamentos, rezamos e proferimos palestras com algumas orientações de comportamento, de vivência social para depois seguir as atividades esportivas". Ele destaca ainda que o projeto se diferencia de muitos outros na região, pois geralmente são desenvolvidos treinamentos de futebol e futsal, porém o Bom de Bola, Bom na Escola desenvolve várias atividades. Seguindo um planejamento, a cada semana são treinados, natação, ginástica, handebol, voleibol, basquete, futebol e futsal. "Trabalhamos todas as modalidades para que eles próprios percebam em quais modalidades terão maior habilidade", destaca.
Acompanhamento - Atualmente são atendidas 99 crianças, entre meninos e meninas, divididas em três turmas, sendo uma pela manhã e duas no período da tarde. As crianças, selecionadas nos bairros Fraron, Bortot e Aeroporto, são acompanhadas em seu desenvolvimento escolar nas respectivas escolas. "A cada dois meses nós entramos em contato com as escolas para saber o desempenho dos alunos e como têm se comportado na convivência social. Sem esses resultados, os alunos são cortados do projeto", comenta Izidoro de Moura. Os trabalhos tiveram início em agosto deste ano, mas já é possível perceber a mudança no comportamento das crianças. "Muitos deles chegaram com baixa estima, trabalhamos para elevar a auto-estima bem como a inclusão social, hoje eles já são amigos e mudaram na forma de se relacionar com amigos, e familiares", finaliza o professor.
Resultados - Para o presidente do Sicredi São Cristóvão, Clemente Renosto, o projeto tem apresentado resultados satisfatórios e a parceria com a Fadep tem sido valiosa, tendo em vista que estas crianças terão a oportunidade de um futuro promissor. "É próprio da Sicredi lutar e cooperar para o desenvolvimento social no meio em que está inserida, e o projeto Bom de Bola, Bom na Escola vem de encontro aos princípios cooperativos pregados e desenvolvidos pela cooperativa", afirma o presidente. (Imprensa Sicredi)