RAMO CRÉDITO: Oficina estrutura projeto do Sistema Ocepar e Sebrae/PR
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a participação de 22 profissionais e dirigentes das cooperativas dos sistemas Sicoob e Sicredi, e da Credicoamo e Credicoopavel foi realizada hoje (28/08), em Curitiba, uma oficina de trabalho para estruturar um projeto de desenvolvimento das lideranças das cooperativas de crédito a ser executado a partir do próximo ano. A oficina foi aberta pelo superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa, e pelo gerente da unidade apoio a projetos do Sebrae Paraná, Aguinaldo Castanharo. O Projeto Cooperado do Sistema Cooperativista do Paraná, que está sendo estruturado com apoio do Sebrae, desenvolverá ações específicas para o desenvolvimento de lideranças (executivos, representantes de cooperados e diretores) e para cooperados, “objetivando a melhoria da gestão das cooperativas”, afirmou. O projeto foi sugerido pela Ocepar para ser executado em parceria com Sebrae, cuja missão é o apoio ao desenvolvimento das cooperativas de crédito.
Ações definidas pelas cooperativas – Os trabalhos da oficina, coordenados pelo facilitador do Sebrae PR Oestes Hotz, iniciou com uma explanação dos gestores de recursos humanos e gerentes, que explicaram suas expectativas em relação ao evento. “Como dirigente, minha expectativa é ver como as cooperativas podem ajudar as empresas no acesso ao crédito”, afirmou Luiz Ajita, presidente da cooperativa Sicoob Metropolitano (Maringá) e diretor do Sicoob Central Paraná. A troca de experiências entre os profissionais das cooperativas presentes permitirá que seja montado um programa de desenvolvimento focado nas necessidades das cooperativas. Para a gerente de gestão de pessoas da Central Sicredi Paraná, Maribel Cristina Geisel, o desenvolvimento das lideranças é um dos focos importante do sistema.
Resultados – A preocupação com os resultados foi focada tanto pelo facilitador do Sebrae, Orestes Hotz, como pelos profissionais do Sicredi. O representante da Credicoamo, Antonio César Marini, deixou muito claro seu posicionamento quanto à busca de resultados nas ações que serão desenvolvidas. O gerente administrativo da Sicoob Curitiba, José Ângelo Breve, também mostrou sua preocupação quanto à execução dos projetos que favorecem o desenvolvimento das cooperativas. E para que sejam alcançados resultados práticos, nos trabalhos desenvolvidos na oficina na parte da manhã os grupos estabeleceram a realidade das cooperativas, onde se destacou, entre outros pontos, os conflitos dos dirigentes que, por um lado são empresários de sucesso, mas péssimos como líderes cooperativistas.