RAMO CRÉDITO II: Cooperativa é opção para portabilidade de contas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O servidor público que recebe pagamento em conta-salário também poderá optar em pedir transferência automática do dinheiro, sem custos, para uma cooperativa de crédito. A medida, que vale para as instituições financeiras de todo país, foi possível com a publicação da norma sobre portabilidade de conta instituída pelo Banco Central do Brasil (BC), no último mês de janeiro.
Opção - Para fazer a opção por esse tipo de instituição, os servidores deverão se associar a uma das 1.370 cooperativas de crédito existentes em todo país. Para transferir o pagamento para uma entidade cooperativista, o trabalhador deve comunicar por escrito ou por meio eletrônico ao banco onde o salário normalmente é depositado.
Vantagem - A vantagem das cooperativas de crédito é a oferta de crédito fácil com taxas e juros mais acessíveis para seus associados. Para o diretor de Desenvolvimento Organizacional do Sicoob Confederação, Abelardo Duarte de Melo Sobrinho, é preciso estudar as vantagens oferecidas por cada instituição financeira antes de fazer a escolha. “Um dos critérios é levar em consideração a concorrência, pois ela exige que cada instituição busque dar o melhor para o cliente. O nosso diferencial são as taxas mais atrativas e um atendimento diferenciado”.
Sobre o cooperativismo de crédito - As cooperativas de crédito oferecem atendimento diferenciado aos seus associados, exigindo menos garantias nas liberações de crédito, isto porque, além de conhecerem bem os cooperados, estes também são os donos das cooperativas, tendo direto a voto nas decisões da instituição. Outra diferença importante é a não cobrança de tarifas de manutenção de conta ou talão de cheques.
Taxas - Além disso, as cooperativas de crédito oferecem taxas abaixo da média praticada pelos bancos comercias, como por exemplo, no crédito pessoal, a taxa média das cooperativas de crédito em 2010 foi de 2,2% ao mês, enquanto os grandes bancos cobraram 4,6%. No cheque especial, os juros praticados foram de 4,6% para os cooperados contra 6,5 dos clientes bancários. A taxa mensal do cartão de crédito foi de 7% nas entidades cooperativistas, já os clientes dos bancos pagaram 10,5% em média.
Sobre o Sicoob - O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui 2 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. O Sicoob é composto por 576 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob (Sicoob Confederação). Compõe ainda o Sistema o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), um banco comercial privado, sociedade anônima de capital fechado, cujo controle acionário pertence às entidades filiadas ao Sicoob, e que opera como provedor de produtos e serviços financeiros para as cooperativas. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com aproximadamente 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfolio de produtos e serviços para seus associados e possibilita acesso a recursos financeiros especiais para empréstimo, investimento e capital de giro, com taxas e juros mais acessíveis. (Imprensa Sicoob)