PROJETO \"RECICLAR É PRECISO\"

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a finalidade de criar uma consciência ambiental nos alunos de escolas públicas e particulares sobre a importância da reciclagem das garrafas plásticas (PET), a Empresa de Águas Ouro Fino Ltda, em parceria com as secretarias estaduais de Educação, Meio Ambiente e Ação Social, desenvolve em aproximadamente 20 municípios, um projeto de educação ambiental chamado "Reciclar é Preciso!". Segundo Carla Mocellin, diretoria da empresa, a idéia nasceu no ano passado em Curitiba, onde em convênio firmado com 408 escolas, foi possível recolher 80 toneladas de garrafas PET. No final do ano passado, foi inaugurada na sede da Ouro Fino em Campo Largo, uma casa construída com garrafas PET, cimento, isopor reciclado, água, areia e cola, num projeto desenvolvido por alunos do Cefet-Pr.

Cooperativas - As garrafas PET, pós-consumo, são coletadas nas escolas através de associações ou cooperativas de materiais recicláveis das cidades participantes do projeto, a venda das garrafas é gerenciada pela própria coletora - revertendo os lucros para os associados. Um dos objetivos deste projeto é contribuir para o fortalecimento e a criação de cooperativas, melhorando a qualidade de vida dos coletores de materiais recicláveis - denominados "agentes ambientais" no projeto Reciclar é Preciso.

Sistema Ocepar - Na última sexta-feira (8), o assessor jurídico da Ocepar, Paulo Roberto Stoberl e a assessora cooperativista do Sescoop/Pr, Sigrid Ritzmann participaram da reunião executiva do projeto "Reciclar é Preciso!", na sede do Parque Ecológico Ouro Fino. Os representantes do Sistema Ocepar explanaram para os responsáveis pelas secretarias de Educação, Meio Ambiente, Ação Social, delegados do SINEPE e agentes ambientais de diversos municípios, presentes ao evento, sobre a importância da constituição e atuação das cooperativas com viabilidade econômico financeira e obedecendo às exigências legais.

Conteúdos Relacionados