Projeto da Coamo é capa da Globo Rural
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O “plantio de bois”, como ficou conhecido na região o Projeto de Integração Agricultura/Pecuária, iniciado há 6 anos pela Fazenda Experimental da Coamo, com apoio do Iapar – Instituto Agronômico do Paraná, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Syngenta, foi destaque de capa da revista Globo Rural, edição de novembro. A reportagem de Luiz Roberto Toledo e Ernesto de Souza destacou o sistema como opção de diversificação da propriedade e aumento da rentabilidade do produtor rural. Entre as principais vantagens do consórcio de atividades estão: a possibilidade de dobrar o lucro da fazenda, a diluição dos custos e a redução da incidência de pragas na lavoura, através da rotação de culturas, racionalizando o uso de insumos.
Entrevistados - Os repórteres da Globo Rural estiveram em diversas regiões do país, entrevistando agricultores e pecuaristas que compartilham as atividades. Em Campo Mourão, Farol e Pitanga, regiões onde o projeto ganhou impulso nos últimos anos, com apoio da Coamo, eles conversaram com pioneiros do sistema, como o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, diretor presidente da Coamo, e os cooperados Geraldo Sembarske e Sérgio Grande. O Dr. Aroldo, inclusive, foi destaque de capa na revista, com o trabalho desenvolvido em sua propriedade. `Lavoura e pecuária em harmonia´é o título da capa da revista Globo Rural, edição 229, de novembro, que está nas bancas e distribuída aos assinantes, trazendo nas páginas 26 a 34, ampla reportagem sobre este importante projeto, destacando como título da matéria na página 26: `Dupla aptidão - Integração entre a produção comercial de grãos e a pecuária bovina impõe-se no país como opção de maior rentabilidade do que a exploração isolada das atividades´.
Corte – O presidente da Coamo, Dr. Aroldo Gallassini, definiu em uma única frase a importância do projeto: “o trigo morre se houver geada no inverno; o boi, não”, comparando uma das opções de cultivo de inverno, o trigo, com a manutenção de bovinos de corte nas áreas de agricultura. Ele, inclusive, destaca que nas áreas de lavoura, onde o gado pastoreia no inverno, a produtividade das culturas, no verão, é mais elevada pela proteção do solo no inverno e até pela deposição de esterco do gado. Sérgio Grande, cooperado da Coamo em Pitanga, é um dos pioneiros na utilização do sistema integrado em sua região. Ele conta, na reportagem, que o projeto da Coamo o ajudou a otimizar melhor a sua propriedade no inverno. “A aveia preta plantada no inverno além de cobrir o solo também serve para o pastoreio do gado. Assim, posso manter um plantel elevado na propriedade o ano inteiro”.
Leite – Pequenos produtores também têm alcançado excelentes resultados com a integração agricultura/pecuária. Eles trabalham o sistema consorciando a produção agrícola com a pecuária leiteira. É o caso do cooperado da Coamo em Farol, Geraldo Sembasrke. Ele disse à reportagem da Globo Rural que o sistema facilitou a utilização da mão-de-obra familiar, agregando uma nova atividade ao sítio e maior renda, principalmente com a redução dos custos de produção. “Enquanto construíamos a casa nova, utilizando a renda da lavoura, a manutenção familiar foi garantida pelo leite”, contou. Sembarske e a família mantém 27 vacas da raça holandesa em lactação. Juntas, elas rendem uma média dia de 180 litros de leite.
Projeto Coamo – As técnicas para aprimorar o sistema vêm sendo testadas há seis anos na Fazenda Experimental da Coamo, em Campo Mourão. Os animais, no verão, pastoreiam em piquetes de pastagem perene de verão de capim mombaça e grama estrela. Os testes que estão sendo feitos pela Coamo vão garantir a expansão da tecnologia, mudando conceitos sobre adubação de pastos e pisoteio. “O manejo integrado tecnificado não só demonstrou que a prática é viável como pode dar retorno superior ao de áreas exclusivamente agrícolas”, completou. Dos cerca de 18 mil cooperados da Coamo, estima-se que entre 5% a 8% já tenham dado ao menos os primeiros passos para a implantação do sistema. (Assessoria de Imprensa Coamo)