PROAGRO: BB libera recursos para Terra Roxa
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A agência do Banco do Brasil já começou a liberar o pagamento dos 105 pedidos de indenização do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), feito pelos produtores rurais de Terra Roxa (Paraná). O seguro é relativo a cobertura das perdas ocorridas nas lavouras de soja das safras 2004/2005 e 2005/2006. Cerca de 25 agricultores foram atendidos até agora, segundo informou o deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR), que articulou junto ao Banco Central essa indenização.
Interpretação - Micheletto explicou que a causa do atraso no pagamento teve origem operacional devido a interpretação das normas do Proagro. Os recursos dos financiamentos concedidos pelo Banco do Brasil tinham dupla origem: parte do crédito rural teve como fonte de recursos do Banco do Brasil e a outra parte do BNDES. Nestas fontes, os juros eram diferenciados. Essa duplicidade de fonte e juros diferenciados foi interpretada como duplo financiamento.
Revisão - Os pedidos de revisão estavam paralisados para análise no Banco Central há muito tempo e foi objeto de insistentes intervenções do deputado Micheletto, pois a demora em liberar os pedidos de revisão do Proagro, de safras antigas, estava prejudicando os produtores do município. O deputado explicou que essa liberação do seguro contou com o máximo de boa vontade e atenção tanto do Banco Central como do Banco do Brasil, que estão fazendo a análise e cálculos de cada pedido, individualmente. (Assessoria de Imprensa do deputado Moacir Micheletto)