PRIMATO: Cooperativa participa de concurso de espumante
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A qualidade dos espumantes brasileiros, hoje reconhecida internacionalmente, estará em evidência no próximo mês de agosto. No período de 4 a 6 de agosto, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) promove, em Garibaldi, o VI Concurso do Espumante Brasileiro. A expectativa dos organizadores é de ultrapassar as 144 amostras inscritas por 50 vinícolas na edição anterior, realizada em 2007. A cooperativa paranaense Primato irá participar de concurso com os dois espumantes da marca Primauté, das variedades brut e moscatel, recentemente lançados no mercado.Degustadores - Os espumantes serão avaliados por um painel de degustadores formado por enólogos e experts indicados pela própria instituição. A divulgação dos resultados e entrega da premiação ocorrerá no dia 6 de agosto. Promovido pela Associação Brasileira de Enologia, o VI Concurso do Espumante Brasileiro conta com o apoio da Câmara de Indústria e Comércio, Prefeitura de Garibaldi e Fenachamp.
Dupla importância - De acordo com o presidente da ABE, Carlos Abarzúa, o Concurso do Espumante Brasileiro tem dupla importância. "Em primeiro lugar, a importância mercadológica, pois as empresas estarão apresentando seus produtos visando obterem medalhas que comprovem a qualidade dos espumantes e, com isso, também atinjam melhores resultados comerciais. Depois, tem a importância técnica do evento que conta com a participação de experts avaliando a qualidade dos espumantes", afirma.
Rio Grande do Sul - O Rio Grande do Sul é o maior produtor de espumantes do Brasil, tendo elaborado em 2008, 12,5 milhões de garrafas de espumante. No Estado, a Serra Gaúcha destaca-se pela elaboração de vinhos espumantes de alta qualidade, muitos deles premiados em concursos internacionais.
Consumo - O bom desempenho das vinícolas brasileiras na elaboração de espumantes vem contribuindo também para o incremento do consumo. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a comercialização de vinhos espumantes produzidos no Rio Grande do Sul somou 2,12 milhões de litros de janeiro a maio de 2009, um aumento de 21,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 1,74 milhão de litros.
Oportunidade - Conforme Abarzúa, embora no Brasil cerca de 98% da produção de espumantes ainda sejam destinados ao mercado interno, o consumo vem crescendo. "Hoje o espumante não é lembrado somente em datas comemorativas; ele é lembrado em várias outras ocasiões: eventos empresariais, políticos e artísticos, bem como em happy hours, encontros triviais em família, em reuniões de negócios". Por isso, além de poder avaliar a evolução qualitativa do espumante brasileiro, o concurso representa uma oportunidade de divulgar e promover a bebida", destaca o enólogo. (Com informações da Imprensa Primato e Associação Brasileira de Enologia)