Presidente da OCB prestigiou aniversário da Embrapa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, participou na terça-feira (26) da solenidade de aniversário de 32 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília (DF). O evento contou com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, de autoridades do governo e de parlamentares, entre eles, o deputado federal Ronaldo Caiado (PFL-GO) que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Durante a comemoração, o presidente da Embrapa, Silvio Crestana, anunciou também a entrega do Prêmio Embrapa de Reportagem e do Prêmio Frederico de Menezes Veiga, ambos voltados para o desenvolvimento da agropecuária nacional.

Instituição referência - "A Embrapa é uma instituição que se tornou referência no país e no exterior. Em 32 anos de existência, alcançou patamares de excelência em pesquisa e conhecimento", afirmou o presidente da OCB. "Ao atuarem como instrumentos de transferência e difusão de tecnologia, as cooperativas encontram na Embrapa o referencial de excelência necessário para que possam continuar figurando como um dos principais expoentes da produção brasileira". Na opinião de Freitas, o cooperativismo agropecuário tem muito a agradecer aos técnicos, pesquisadores e dirigentes da Embrapa. "As soluções tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa contribuem para o sucesso do agronegócio, a ponto de colocarem o Brasil na liderança da agricultura tropical". Como exemplo de solução tecnológica, Freitas cita o recém-lançado sistema de mapeamento em relevo do território nacional, que tem como objetivo proporcionar melhor conhecimento sobre as condições e a topologia das áreas agrícolas. Silvio Crestana explicou que o mapeamento utiliza imagens captadas do espaço, possibilitando verificar as elevações ou os desníveis do terreno, como montanhas, erosões e encostas.

Prêmio Embrapa - Na terça-feira, o presidente da OCB participou também de almoço, na sede da Embrapa, com os jornalistas vencedores do Prêmio Embrapa de Reportagem, que neste ano destacou o tema “Pesquisa Agropecuária e Sanidade Animal”. Dividido em três categorias (Impresso, Televisão e Rádio), o prêmio está em sua nona edição e tem como patrocinadores a OCB e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Na categoria Televisão, o vencedor foi Ricardo Azeredo, da TV Bandeirantes de Porto Alegre, com a reportagem "A pecuária high-tech nos campos Sul". Alexandra Fiori, da Agência Rádio Web, de Porto Alegre, foi a vencedora na categoria Rádio com a reportagem "Pesquisas buscam a sanidade animal para levar segurança a produtores e à mesa do consumidor". A reportagem "Malandragem Natural", de autoria da jornalista Martha Baptista, da revista Produtor Rural de Cuiabá, ficou com o primeiro lugar na categoria Impresso. Os três primeiros colocados de cada categoria receberam troféu e diploma. O primeiro colocado em cada uma delas recebeu ainda R$ 10 mil como prêmio, com desconto de parcela relativa ao imposto de renda

Conteúdos Relacionados