PRÊMIO OCB II: Repercussão da visita à Coamo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os 21 presidentes de organizações estaduais conheceram na tarde do dia 8 de junho em Campo Mourão, o projeto de Fomação de Líderes Cooperativistas idealizado em 1998 pela Coamo, premiado a nível nacional no ano passado como o melhor projeto na categoria Educação Cooperativista, no concurso promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e revista Globo Rural. Os presidentes das organizações estaduais que percorreram o Paraná foram acompanhados pelo presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski e pelo gerente geral da OCB, Ramon Belisário. Na Coamo eles foram recebidos pelo presidente José Aroldo Gallassini e integrantes da diretoria. A comitiva conheceu a estrutura administrativa e os serviços prestados pela Coamo aos seus mais de 19 mil associados visando a melhoria gradual e contínua no ambiente produtivo rural, com ênfase para o incremento das produtividades, agregação de renda e qualidade de vida a família cooperatista. Os visitantes ficaram impressionados com o trabalho e o cooperativismo praticado pela Coamo.
Ocesc - Para Neivor Canton, presidente da Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), "o projeto premiado, de desenvolvimento de lideranças, que a Coamo faz, é realmente, algo que diferencia a preocupação da direção da Coamo em perpetuar essas extraordinárias ações que o sistema cooperativo viu, vê e que nós, acima de tudo, nos espelhamos". O presidente das Organizações das Cooperativas do Acre, Eudemir Gomes Bezerra, disse da sua satisfação em poder conhecer o outro lado do Brasil, da produção, da tecnologia e dos resultados econômicos e sociais. "Os cooperados e a diretoria da Coamo estão de parabéns, a gente está muito feliz em estar aqui e ver que o Brasl é aqui. A Coamo é uma espécie de locomotiva que alavanca o cooperativismo brasileiro e mundial."
Ocemg - Segundo Ronaldo Ernesto Scucato, presidente da Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg) e vice-presidente da OCB, a visita veio ratificar o que eles já sabiam. "A Coamo é uma cooperativa que é referência não só nacional, mas também internacional e também uma grande exportadora. É o exemplo que todo o Brasil deve se espelhar. O exemplo de eficiência nos negócios e de educação cooperativista. É através dessas duas vertentes, desses dois vieses que você consegue a fidelidade do associado", concluiu.