PRÊMIO OCB: Cooperativistas conhecem hoje projetos da Copacol e Coopavel
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Os 21 presidentes de organizações estaduais, que deste a última terça-feira (7) estão percorrendo o Paraná, acompanhados do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski e pelo gerente geral da OCB, Ramon Belisário participaram na manhã desta quinta-feira (9) de uma visita à sede da cooperativa Copacol, em Cafelândia, onde foram recebidos pelo presidente Valter Pitol e integrantes da diretoria. A comitiva conheceu o projeto de qualidade e produtividade, premiado no ano passado pela OCB. Visitaram as instalações, propriedades modelos e conversaram com associados.
Copacol - Segundo Pitol, esta iniciativa da OCB é importante para que lideranças cooperativas de outros estados, principalmente os presidentes das organizações, possam conhecer um pouco mais sobre as experiências bem sucedidas. “É uma oportunidade também para trocar informações e conhecimentos relacionados ao cooperativismo”, afirma. A busca constante da qualidade e produtividade é uma preocupação da cooperativa e um dos seus mais importantes diferenciais de mercado. Através de concurso que é realizado em novembro, o projeto Qualidade Total na Avicultura é aplicado a todos os associados da Copacol, premiando aqueles avicultores que cuidam bem de sua propriedade. Engana-se quem pensa que vence aquele que tem maior produtividade na avicultura. O objetivo do projeto está relacionado ao conceito de qualidade de vida. O concurso não avalia somente a eficiência na produtividade avícola, mas também a apresentação visual das propriedades dos cooperados, as condições do acesso, equipamentos do aviário, arborização e jardinagem entre outros são itens.
Coopavel – No período da tarde a comitiva segue para a cidade de Cascavel, onde conhecerá detalhes sobre o convênio de apoio técnico que a Coopavel firmou com a Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil, de Alagoas), visando auxiliar o desenvolvimento da cooperativa e seus cooperados. Segundo Dilvo Grolli, presidente da Coopavel esta parceria, além do aspecto social, possibilitou a transferência de tecnologia, melhoria na produtividade, formação e treinamento de recursos humanos, aumento de renda e geração de emprego, visando gerar bons resultados econômicos aos associados. Ele lembra que a parceria possibilitou aos cooperados da Carpil a ampliação dos conhecimentos, principalmente na atividade leiteira, onde toda a cadeia passou por uma transformação, melhorando as pastagens, o manejo, a genética animal e a logística de distribuição. O projeto Carpileite, como ficou conhecido, deu resultados altamente positivos. A produção saltou de quatro para 12 litros diários, viabilizando o setor na área de atuação da cooperativa.
Última dia – A viagem técnica promovida pela OCB para conhecer os sete projetos vencedores do Prêmio Cooperativa do Ano 2004, encerra amanhã, sexta-feira (10), com visita na cooperativa central Frimesa e na cooperativa Lar, em Medianeira, onde os dirigentes conhecerão sobre os projetos: Posicionamento da Marca Frimesa (categoria marketing) e Gestão Ambiental Lar (categoria meio ambiente).