Prefeito de Curitiba participa de reunião da diretoria

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi, acompanhado do seu chefe de gabinete, Luiz Malucelli, participou da primeira reunião da nova diretoria da Ocepar, na manhã desta segunda-feira (12). Na oportunidade, o prefeito pode conhecer um pouco mais sobre o cooperativismo paranaense, através dos dados apresentados pelo presidente da entidade, João Paulo Koslovski. O prefeito se disse surpreso com os números apresentados durante o encontro: “confesso que não tinha idéia dos números sobre o cooperativismo paranaense e achei fantástico o seu atual desenvolvimento. Hoje vemos que as cooperativas aqui no Paraná representam muito em termo de Produto Interno Bruto, exportações, agregação de valor, geração de emprego. Realmente é um sistema fantástico, especialmente no setor agroindustrial, responsável pelo desenvolvimento de nosso estado”, afirmou Cássio Taniguchi.

Soja na alimentação - Aproveitando a visita do prefeito, o presidente da Ocepar disse que a entidade, em parceria com algumas cooperativas, já vem discutindo na implementação de um projeto para o aumento do consumo da soja na alimentação humana. “A idéia é popularizar o consumo da soja na alimentação humana. Hoje a grande parte do consumo acontece através do óleo de soja e precisamos aumentar o consumo da soja também em grãos ou seus derivados”, lembrou o vice-presidente da Ocepar, Luiz Lourenço que falou sobre a intenção das cooperativas popularizarem o consumo desta oleoginosa. Cássio afirmou que a prefeitura, através da Central de Produção de Alimentos (CPA), centro avançado de pesquisa e produção de alimentos enriquecidos com soja desenvolveu centenas de receitas e colocou todo este conhecimento a disposição das cooperativas. “A soja é uma grande fonte de proteína e aliada importante no combate a fome, como o próprio projeto do governo federal. Sem dúvida alguma com a possibilidade do processamento da soja e isto distribuído para o Brasil, em especial ao Nordeste, que é uma região crítica, com certeza nos aliviaríamos e muito a falta de proteína alimentar dentro do processo de melhoria das condições de vidas dessas populações”, destacou o prefeito de Curitiba.

CPA - A Central de Produção de Alimentos (CPA), centro avançado de pesquisa e produção de alimentos enriquecidos com soja mantido pela Prefeitura de Curitiba, produz pães caseiros, massas, biscoitos, tira-gostos doces e salgados enriquecidos com massa de soja, além de leite de soja, granola, iogurte e sorvete com leite de soja sem lactose. O trabalho da Ocepar, segundo Koslovski, visa justamente a aumentar o número de produtos a base de soja. “O programa da Prefeitura vai ajudar a direcionar nossas ações”, disse. A Central de Produção de Alimentos, por exemplo, faz parte do programa Nutrisoja, desenvolvido pela Secretaria Municipal do Abastecimento. No período de 1997 a 2002, cerca de 9 mil pessoas participaram de 360 cursos do programa, que incentiva o consumo de soja e seus derivados no cardápio diário, respeitando os hábitos alimentares brasileiros.

Conteúdos Relacionados