PRÉ-ASSEMBLEIA: Com a edição extra da prestação de contas, Sistema Ocepar reuniu 243 lideranças de cooperativas do PR

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

pre assembleia 25 03 2022O Sistema Ocepar promoveu, na tarde desta quinta-feira (24/03), o último encontro da série de pré-assembleias de prestação de contas de 2021 e apresentação do plano de metas para 2022. Transmitida pela plataforma Microsoft Teams, o evento teve como anfitriã a Cooperacom – Cooperativa de Comunicação e Desenvolvimento, de Curitiba. “Na semana passada, reunimos 175 presidentes ou representantes designados por eles, em Encontros dos Núcleos Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Norte/Noroeste. Nesta edição extra, reunimos 68 cooperativistas, totalizando nas pré-assembleias do Sistema Ocepar, 243 participações, 150 cooperativas e os sete ramos representados. É um resultado muito expressivo, pois representa mais 90% do número de cooperados, funcionários e PIB das cooperativas do Paraná”, disse o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Cenário - Ao saudar os participantes, o coordenador do Núcleo Noroeste, diretor da Ocepar e presidente do Conselho de Administração da Cocamar, Luiz Lourenço, fez uma reflexão sobre o momento em que o mundo, ainda sob sombra da Covid-19, se vê diante de uma guerra envolvendo Ucrânia e Rússia. Apesar dos fatos que suscitam preocupação, o dirigente ressaltou que o Brasil possui características que se bem trabalhadas se traduzem em oportunidades. “Estávamos esperando que a Covid fosse embora, mas isso não aconteceu. E ainda chegou uma guerra e bagunçou ainda mais a já caótica situação. Mas o Brasil é um país abençoado. Temos água em abundância e uma grande produção de alimentos e que pode crescer ainda mais, considerando que hoje apenas 7% do território nacional é constituído por áreas agricultáveis. Temos um caminho enorme pela frente, basta pensar que há 160 milhões de hectares de pastagens que podem ser transformadas em áreas agricultáveis. Temos que perceber as oportunidades e as maravilhas que é viver nesse país, sem guerra e com abundância de alimentos”, frisou.

Otimismo - Representando o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a superintendente geral da organização, Tânia Zanella, também trouxe uma mensagem de otimismo. “A OCB tem adotado processos profissionalizados e isso fez com que, mesmo com a pandemia, atingíssemos resultados importantes. Este ano começou agitado, mas estamos trabalhando para garantir o melhor para as nossas cooperativas.  No ramo agropecuário, por exemplo, temos um caminho a percorrer para garantir um bom plano agrícola, porque sabemos das necessidades por crédito, investimento e seguro. Também estamos mobilizados em prol de outros ramos, como o crédito, onde as atenções se voltam para atualização da LC 130, que regulamenta atuação das cooperativas de crédito”, disse.

Educação política - A superintendente da OCB fechou sua fala destacando o Programa de Educação Política, criado em 2018 e que está sendo retomado este ano.  “Precisamos conversar sobre política e buscar formas de fortalecer a representação do cooperativismo no Congresso Nacional. Se não fizermos o nosso dever de casa, se não trazermos para cá pessoas comprometidas com a nossa causa, lá na frente teremos dificuldades para aprovar matérias importantes e que tragam resultados para as cooperativas”, disse.

Cooperacom - A pré-assembleia desta quinta-feira reservou um espaço para apresentação da cooperativa anfitriã, a Cooperacom. Além de passar um vídeo institucional que ressalta os motivos que levaram a criação de uma cooperativa reunindo profissionais com diferentes expertises em Comunicação, o presidente da Cooperacom, Rubens Genaro, disse que a cooperativa está à disposição de suas co-irmãs. “Estamos aqui para ser parceiros daqueles que diariamente labutam pelo cooperativismo”, afirmou. Mais informações sobre a Cooperacom em www.cooperacoop.com.br.

Indicadores e projetos - Depois da apresentação dos dados relativos à prestação de contas de 2021 e do plano de ação para 2022 do Sistema Ocepar, feita pelos superintendentes Robson Mafioletti (Ocepar), Nelson Costa (Fecoopar) e Leonardo Boesche (Sescoop/PR), a pré-assembleia desta quinta-feira encerrou com a apreciação de três projetos do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200): o projeto 1 (Representação Institucional), o projeto 6 (Alianças Estratégicas) e o projeto 7 (Ação entre Ramos Cooperativos).

 

Conteúdos Relacionados