Exposição “História, legado e futuro” recebe visita do secretário Márcio Nunes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes, visitou, nessa segunda-feira (21/07), a exposição “História, legado e futuro”, organizada pelo Sistema Ocepar e pela Frísia para celebrar os 100 anos da cooperativa e o Ano Internacional das Cooperativas declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A partir desta semana até 31 de julho, a exposição está aberta para visitação na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR-Paraná), localizado na rua Bandeira, 500, no bairro Cabral, em Curitiba. A entrada é gratuita.
Inaugurada em 7 de julho, a exposição ficou por 10 dias no Palácio Iguaçu. O objetivo é levar ao conhecimento dos visitantes um pouco da história do cooperativismo, destacando as características, os princípios, números e evolução desse movimento. Nunes parabenizou as cooperativas e o Sistema Ocepar pelo trabalho realizado, e reforçou que o governo estadual quer estar cada vez mais próximo do setor. “Esse é um momento importantíssimo, pois é o Ano Internacional das Cooperativas, e a Frísia é uma das cooperativas mais longevas do Paraná”, disse.
Acompanharam a visita o superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, e o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. “Fizemos questão de trazer para cá porque, ao longo da história, o cooperativismo deve muito à Acarpa, à Emater, ao IDR-Paraná, que sempre apoiaram. Temos uma sintonia perfeita”, destacou Ricken. A Associação de Crédito e Assistência Rural do Paraná (Acarpa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) foram as instituições públicas estaduais que antecederam o IDR-Paraná no atendimento a produtores rurais.
O diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, reforçou o simbolismo do local escolhido. “Eu presenciei, na Acarpa, a revolução que foi o cooperativismo no estado. A visão das pessoas, na época, investindo no associativismo, faz parte desse processo e de termos hoje o melhor cooperativismo do Brasil”, contou.
Também participaram do encontro os diretores do IDR-Paraná Diniz Dias de Oliveira e Altair Sebastião Dorig, além do prefeito de Nova Esperança, Eduardo Pasquini.
FOTOS: Júlia Duda e Samuel Milléo Filho / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar