PRC200: Realizada a 12ª Reunião do Comitê Técnico do Ramo Crédito
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com cerca de 40 participantes, foi realizada, nessa quarta-feira (05/04), de forma virtual, pela plataforma Teams, a 12ª Reunião do Comitê Técnico do Ramo Crédito, que faz parte do Projeto 02 do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200). O evento contou com as presenças do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, da superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, do Secretário interino de Política Agrícola Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Wilson Vaz de Araújo, lideranças das cooperativas do ramo crédito e profissionais dos Sistemas OCB e Ocepar.
Abertura - Ricken fez a abertura da reunião fazendo um relato sobre as principais atividades realizadas pelo sistema em 2022, especialmente com relação ao ramo crédito. E destacou sobre a importância em dar continuidade a esses encontros periódicos para debater as demandas do setor e atualizar as cooperativas.
OCB - Já a superintendente Tânia Zanella, fez um relato sobre as estratégias que o sistema adotou em relação a nova formatação de governo. Segundo ela, “a pauta do agro, que era discutida em um ministério, agora é tratada com quatro. Temos que nos adaptar a essas mudanças no Executivo e no Legislativo. Nosso papel é nos apresentarmos, levarmos nossas pautas e mostrar que o cooperativismo é uma alternativa importante de desenvolvimento”, frisou. Tânia disse que a OCB tem sido bem recebida por todos os escalões do governo. “Estamos fazendo nosso trabalho e nos apresentando como parceiros. No legislativo, temos uma excelente representação e o Paraná fez uma grande diferença, elegendo uma bancada forte no Congresso. As cooperativas estão atuando de forma direta no desenvolvimento do país. Agora estamos recompondo a Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo), com novos parlamentares. Faremos a posse desses novos adeptos no dia 18/04, durante o lançamento da Agenda Institucional”. Tânia finalizou dizendo que todas as atenções estão todas voltadas para o Plano Safra, tanto com o Mapa com o MDA. “No legislativo a nossa pauta principal e, não poderia ser diferente, é a reforma tributária. Pretendemos realizar o momento reforma, para ajustar as questões técnicas e políticas”, frisou.
Pauta - Na reunião foram abordados assuntos de interesse do cooperativismo de crédito. Na oportunidade, Thiago Borba Abrantes, coordenador do Ramo Crédito da OCB, fez uma breve introdução sobre os principais assuntos da pauta. Falou sobre a representação das cooperativas de crédito no Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco) e agradeceu a oportunidade e se colocou à disposição para maiores informações. Na sequência, passou a palavra para a analisa da área tributária, Suellen Meneses da Silva, para falar sobre a Declaração de Informação de Meios de Pagamentos – DIMP. Já a analista da OCB, Feulga Abreu dos Reis, abordou sobre as regulamentações da Lei Complementar Nº 196.
Mapa - No final do encontro, Wilson Vaz de Araújo falou que existem boas expectativa sobre ao lançamento do Plano Safra 2023/24. Segundo ele, a situação que mais preocupa é com relação a Selic, “ainda elevada e em relação ao montante de recurso necessário para dispor aos produtores, bem como para equalizar as taxas de juros”, destacou.