PONTA GROSSA: Fórum \"Paraná na Luta Contra a Febre Aftosa\"
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, o superintendente adjunto Nelson Costa e o presidente do Sindileite, Wilson Thiesen, participam das duas últimas reuniões do fórum “Paraná na luta contra a febre aftosa” do Conesa. Pela manhã desta segunda-feira (31/10) ocorreu a reunião em Ponta Grossa, no auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa. E no período da tarde será em Londrina, a partir das 14h30 , no auditório da Sociedade Rural do Paraná. O secretário da Agricultura e vice-governador, Orlando Pessuti, e o presidente do Fundepec - Paraná, Ágide Meneguette, que participaram das demais reuniões realizadas na semana passada, também garantiram suas presenças em Ponta Grossa e Londrina. As reuniões são preparatórias à segunda etapa da vacinação contra a aftosa, que terá início nesta terça-feira, em todo o Paraná.
Paranavaí – Durante o Fórum Regional realizado no sábado (26), em Paranavaí, Pessuti lembrou que o Estado se destaca nacionalmente no controle sanitário. “No GTA está sendo levado para o Ministério da Agricultura e nosso trabalho de rastreabilidade, em parceria com o setor privado, é um exemplo para os outros Estados”, disse. Pessuti também informou os participantes que, durante a reunião com deputados e senadores do Paraná em Brasília na semana passada, ele defendeu o não-contingenciamento dos recursos destinados à sanidade agropecuária. “Nossos deputados aprovaram a idéia e vão lutar para isso”, afirmou. O vice-governador aproveitou para reforçar o pedido aos criadores presentes para que vacinem todo os seus animais na segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, que começa no dia 1º de novembro. “Vamos vacinar, em massa, todo o rebanho do Paraná”, defendeu.
Fundepec - Durante o evento, Pessuti repassou recursos na ordem de R$ 90 mil à Sociedade Rural de Paranavaí. Segundo ele, o dinheiro vai servir para melhorias no parque onde acontece, anualmente, a feira agropecuária local. Mas ele ressaltou que, por enquanto, as exposições estão suspensas em todo o Estado. Criadores da região também oficializaram a doação de R$ 1, 6 milhão ao Fundepec. O secretário da Agricultura em exercício, Newton Pohl Ribas, aproveitou para lembrar a importância do Fundo. “Uma das exigências da OIE, para ser considerado livre de aftosa, é ter um fundo de emergência”, disse.