PEDÁGIO: PARA OCEPAR CUSTOS PODERÃO CHEGAR A R$ 80,3 MILHÕES

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Um estudo elaborado pela gerência técnica e econômica da Ocepar e que deverá ser levado ao conhecimento do governo do estado, em conjunto com a Faep, conclui que o impacto do pedágio nas rodovias paranaenses no transporte de grãos poderá ter um custo de até R$ 80,30 milhões (sentido bidirecional) o que equivale a produção de 85.256 hectares de milho, ou seja, 5,70% da safra do produto no Paraná. Para o presidente do Sistema Ocepar, este estudo tem por objetivo mostrar claramente os problemas enfrentados pelos produtores e cooperativas quanto à competitividade do produto em relação a outros estados. "Somos competitivos, temos produtividade em nossos principais produtos, igual a qualquer país desenvolvido, contudo, no momento em que agregamos o Custo Brasil e o pedágio está inserido neste cálculo, perdemos competitividade", lembra o líder cooperativista.

Inviável - João Paulo faz questão de ressaltar que Ocepar não é contra o pedágio, "somos contra a forma de cobrança dos valores atuais, principalmente no que diz respeito ao transporte de grãos. Caso sejam mantidos os índices atuais, acabará inviabilizando atividades desenvolvidas por centenas de produtores paranaenses. Não podemos aceitar que a cobrança do pedágio em nosso Estado seja feita de forma indiscriminada, com o mesmo valor da tarifa, tanto para o transporte de grãos como para produtos industrializados", argumenta. Para o presidente do Sistema Ocepar, o impacto sobre os grãos é extremamente oneroso e provoca distorções enormes, com prejuízos incalculáveis na atividade agrícola.

Projeções - O estudo elaborado pela Ocepar mostra claramente o elevado peso do pedágio no transporte dos produtos agrícolas como pode ser visto nos quadros a seguir:

Quadros

Grupo de Trabalho - O presidente da Ocepar informou, hoje, que nos próximos dias deverá ser articulada uma reunião com a Secretaria dos Transportes, quando a Ocepar e Faep irão apresentar ao secretário Wilson Justus o estudo. "Nossa proposta é que seja constituído um grupo de trabalho que busque alternativas no sentido de reduzir os valores cobrados para o transporte de produtos agrícolas, caso contrário os custos adicionais causados pela implantação do pedágio no Estado do Paraná tendem a reduzir a competitividade da produção de grãos frente a seus concorrentes internamente ou até da soja brasileira frente à argentina e americana.", destacou.

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