Paraná se estrutura para a rastreabildiade

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Instituições públicas e privadas, organizadas através do Fundepec – Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná, estão tomando as últimas providências para executar, a partir do próximo ano, 100% da rastreabilidade do rebanho bovino paranaense, em cumprimento da legislação nacional. Na reunião do Fundepec realizada nesta semana, as instituições tomaram conhecimento das necessidades a serem supridas para que o programa de rastreabilidade possa ser executado. A Secretaria da Agricultura já iniciou o processo para contratação de uma centena de técnicos de nível superior e médio, que atuarão no programa. O diretor executivo do Fundepec, o ex-secretário da Agricultura do Paraná, Antonio Leonel Poloni, informou que outras pendências como a contratação de 34 auxiliares administrativas, cessão de programadores e aquisição de equipamentos de informática estão sendo resolvidas aos poucos, com ajuda das instituições que integram o fundo.

Cadeia organizada e eficiente – Poloni considera que o Programa Estadual de Rastreabilidade dos Bovídeos é um importante instrumento de organização da cadeia produtiva da carne, com reflexos positivos na ampliação da legalização da atividade. Citou o exemplo da Espanha que em 1990, ao começar a executar a rastreabilidade, tinha 6 mil abatedouros, 72% dos quais sonegavam tributos. Hoje, após a cadeira organizada, tem apenas 600 abatedouros e a sonegação está próximo a 7%. Para o Brasil garantir sua permanência no mercado internacional, a execução de um programa sério de rastreabilidade, inclusive com participação do poder público – que dá credibilidade - é essencial. “Rastreabilidade, acima de tudo, é segurança sanitária”, frisa Poloni.

Universalizar o conceito de rastreabilidade – Não basta o Paraná estar preparado com equipamentos e infra-estrutura para executar a rastreabilidade, afirma o diretor executivo do Fundepec, Antonio Leonel Poloni. “É preciso universalizar o conceito de rastreabilidade”, mostrando as vantagens do sistema estar organizado, visando a adesão dos criadores. “A rastreabilidade é um dos componentes da gestão da propriedade”, frisa. Poloni acredita que, com a integração das instituições que compõem o Fundepec é possível criar essa consciência da importância da rastreabilidade, como ocorreu com o programa de vacinação contra a aftosa, que mobilizou as lideranças do setor na sua divulgação. O Fundepec, presidido por Ágide Meneguette, é integrado pela Faep, Sindicarne, Abupar, Apavi, Avipar, Sindileite, APS, Ocepar, Fepac, SPGCGLP, APCBRH.

Conteúdos Relacionados