PARANÁ SE CONSOLIDA COMO MAIOR PRODUTOR DE FRANGO DO PAÍS

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
Os investimentos cooperativos em novas agroindústrias de abate e processamento de aves estão entre os principais fatores que permitiram ao Paraná consolidar-se na primeira posição na produção nacional de frangos, segundo o secretário da Indústria e Comércio, Eduardo Sciarra. O secretário fez um balanço da atividade ao participar, domingo (25), da 7ª Festa do Frango de Cafelândia na Copacol. "O Paraná, que hoje produz 22 milhões de frangos por ano, contribui com 19% do total do país e responde por 28% das exportações brasileiras do setor. Já somos hoje o segundo maior exportador?, lembrou Sciarra. O secretário lembrou que a produção de aves é um dos setores estimulados pelo Programa Paraná Agroindustrial, lançado pelo governo, ano passado, que objetiva integrar a cadeia produtiva da agropecuária, fortalecer as atuais empresas do setor e atrair para o Estado novas indústrias de ponta para processar a produção local.

Apinco - Segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores de Pinto de Corte (Apinco) o crescimento de 12%, alcançado neste ano consolida o Estado como o maior produtor do país. O resultado foi duas vezes maior que o da média nacional, calculada em 6,03%. Ele citou o exemplo da Cooperativa Agrícola Consolata (Copacol) como uma empresa pioneira na produção de frangos. "Há exatos 12 meses estivemos presentes na inauguração da ampliação da unidade de estocagem de produtos frigorificados do complexo avícola da Copacol, em Cafelândia. Pudemos testemunhar o arrojo dos novos investimentos que estão contribuindo para obtermos resultados altamente favoráveis". O secretário observou ainda que outro componente que tem ajudado o Paraná a ampliar a oferta de frango no mercado é o fato de o Estado ser o maior produtor de milho e soja, insumos básicos na composição da ração de aves.

Aniversário - Cafelândia, que está completando apenas 19 anos, tem uma população de 11 mil habitantes, com 99,84% de residências com água tratada, e 77% das residências com esgoto sanitário. Produz anualmente 60 mil toneladas de soja, 50 mil toneladas de milho, 18 mil toneladas de trigo e abate 42 mil frangos. Segundo o prefeito Romano Czerniej, o índice de mortalidade infantil no município, é zero. Durante a realização da 7.ª Festa do Frango, em Cafelândia, a Copacol promoveu a entrega de premiação aos melhores avicultores, associados que efetuaram a entrega de no mínimo seis lotes de frangos no período de novembro de 2000 a outubro de 2001.

Conteúdos Relacionados