PARANÁ COOPERATIVO: Revista traz reportagem especial sobre as AGOs
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Começou a circular nessa semana a edição mais recente da revista Paraná Cooperativo, produzida mensalmente pela assessoria de Comunicação do Sistema Ocepar. A reportagem de capa aborda um dos momentos mais importantes para o cooperativismo: as Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs). Elas são realizadas durante os três primeiros meses do ano com a presença dos cooperados, que ajudam a decidir os rumos da sua cooperativa, ao apreciar a prestação de contas do exercício anterior e o plano de ações futuras, definir a destinação das sobras, eleger os membros dos conselhos administrativos e fiscal. “Podemos considerar a AGO o ponto máximo do processo decisório de uma cooperativa e um fundamento essencial da doutrina cooperativista. A condução do empreendimento cooperativo é fruto da decisão da maioria”, ressalta o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. “No Paraná, certamente os resultados apresentados durante as AGOs mostram um crescimento sustentável das cooperativas que, a cada ano, ampliam sua abrangência e já envolvem 2,2 milhões de paranaenses, geram mais de 1,5 milhão de postam de trabalho e demonstram sua viabilidade nos mais diversos setores econômicos”, acrescenta ele.
Especial - Na matéria especial, o leitor poderá acompanhar como foram as AGOs de diversas cooperativas paranaenses. Muitas delas aproveitaram o momento para celebrar seus aniversários de fundação e comemorar os avanços alcançados ao longo de suas histórias.
Homenagem e outros temas – A revista Paraná Cooperativo também presta uma homenagem póstuma ao deputado federal Moacir Micheletto, falecido no dia 30 de janeiro, publicando uma das últimas entrevistas concedidas pelo parlamentar ao comunicador Valdir Henrique Brod, da Cooperativa Lar, de Medianeira. Outras matérias enfocam os prejuízos causados pela seca na safra paranaense de grãos; um balanço do Show Rural Coopavel 2012, que atingiu recorde de público; o primeiro fórum das cooperativas educacionais e muito mais. A publicação já está disponível no site da Ocepar (www.ocepar.org.br) na seção Links.