PARANÁ COMPETITIVO: Paraná cria agência para promover o comércio exterior
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2012/Marco/8/201238145356/{/gallery}O governador Beto Richa participou nesta quarta-feira (07/03), em Curitiba, do lançamento da Agência de Internacionalização do Paraná, voltada para a promoção do comércio exterior no Estado. O órgão faz parte do programa Paraná Competitivo e representa o esforço do governo para consolidar um bom ambiente de negócios no Paraná a partir da associação entre diversas entidades ligadas ao comércio exterior. A agência é uma associação civil sem fins lucrativos constituída por empresas, pessoas físicas, instituições do setor privado, entidades associativas e os poderes públicos estadual e municipal.
Potencialidades - “A agência tem por objetivo mapear as potencialidades do Estado, promover uma industrialização mais homogênea, estabelecer importantes parcerias e inserir produtos paranaenses no mercado exterior. É mais uma iniciativa para promover o desenvolvimento econômico e social em todas as regiões do Paraná”, afirmou o governador.
Novo ciclo - Richa disse que o Paraná vive um novo ciclo de industrialização impulsionado pelo Paraná Competitivo, que possibilitou a reinserção do Estado na agenda nacional e internacional de investimentos. Ele destacou que o programa já atraiu, desde o ano passado, mais de R$ 9 bilhões em investimentos – e existem outros R$ 15 bilhões em negociação.
Visibilidade - O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, explicou que a Agência de Internacionalização vai ampliar a visibilidade do Paraná no mercado externo. "Hoje, muitas delegações ainda restringem suas visitas ao Brasil a São Paulo e, às vezes, ao Rio de Janeiro e Minas Gerais. A agência vai fazer a sinergia e otimizar os trabalhos de todos os órgãos que atuam com comércio exterior para colocar o Paraná na rota dos investidores internacionais", disse.
União - Segundo Barros, a nova entidade é o resultado da união entre diversas entidades que atuam com relações internacionais e comércio exterior no Estado. "Desde o ano passado, foram realizadas inúmeras reuniões até consolidar essa estrutura", disse. O secretário adiantou que uma das metas é a criação de uma rede de escritórios da agência em outros estados e países.
Presidência – Durante o evento, foi empossado o presidente do conselho da Agência de Internacionalização do Paraná, Rui Lemes. Industrial com mais de 35 anos de atuação, com larga experiência na área de comércio exterior e diretor da Federação de Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), Lemes explicou que um dos focos da agência será o interior do Estado. “Faremos um amplo trabalho de articulação com empresários e entidades das cidades do interior, atuando nas áreas industrial, comercial e cultural", informou.
Espaço específico - Para o presidente da Fecomércio, Darci Piana, que participou de todas as reuniões de idealização da agência, a nova entidade vai evitar que os esforços feitos pelos órgãos da área de comércio exterior se dispersem: "Agora temos um espaço específico para ampliar a capacidade do setor produtivo de atrair investimentos. E tudo isso com o apoio do Governo do Estado".
.
Oportunidades - O presidente da Associação Comercial do Paraná, Edson Ramon, também destacou as oportunidades que serão criadas com a união dos esforços articulada pela Agência: "Vamos ampliar significativamente a atuação do Paraná e das empresas paranaenses no mercado internacional".
Consulados e câmaras de comércio - O evento também foi acompanhado por diversos cônsules e representantes de câmaras de comércio. Segundo o cônsul honorário da Alemanha no Paraná, Andreas Hofftichtr, a agência é mais uma demonstração da mudança de postura do Estado no atendimento a investidores estrangeiros. "A Agência é mais um marco nesse novo período do comércio exterior paranaense", disse.
Diferencial - O cônsul honorário da Holanda no Paraná, Robert Ruijter, afirmou que a união dos órgãos de comércio exterior, com a troca constante de informações, vai criar um diferencial para o setor paranaense: "Hoje, para atender melhor as empresas, você têm que entender essas empresas".
Outras presenças - Também participaram do evento, realizado no auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, os secretários Jonel Iurk (Meio Ambiente), Wilson Quinteiro (Relações com a Comunidade), Luiz Cláudio Romaneli (Trabalho e Emprego), Mário Celso Cunha (Assuntos da Copa 2014); os deputados estaduais Duílio Genari, Rose Litro, Dr. Batista, Leonaldo Paranhos, Teruo Kato; o vice-presidente do Sistema Fiep, Rommel Barion; o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken; o representante da Faep, Antonio Poloni; o representante da Faciap, Jonatas Ressel; e membros das federações, associações, empresas, consulados, universidades, câmaras de comércio e outros órgãos que atuam no setor. (AEN)