OUTUBRO ROSA: Sistema Ocepar adere à campanha de prevenção contra o câncer de mama

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

outubro rosa 03 10 2023O Sistema Ocepar, com apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), aderiu à campanha Outubro Rosa, de prevenção contra o câncer de mama. Para marcar o início da mobilização, que visa conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames preventivos, os colaboradores vestiram rosa e se reuniram no auditório da entidade, nessa segunda-feira (02/10), em Curitiba. Ainda em alusão ao movimento, o Sistema Ocepar está utilizando o seu logotipo na cor rosa nas redes sociais até o final do mês. 

Campanha mundial - Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. A campanha teve origem por iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que no início da década de 1990 distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). Desde então, o laço é o símbolo da campanha e a corrida acontece anualmente, sempre em outubro.

Incidência - Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Mortalidade - O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do país.

Fatores de risco - Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar, consumo de álcool, tabagismo, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante, entre outros, ainda de acordo com o Inca.

 

Conteúdos Relacionados