OSMAR DIAS ALERTA: Economia brasileira poderá entrar em colapso
- Artigos em destaque na home: Nenhum
“A falta de medidas objetivas para a agricultura poderá engessar toda a economia nacional e trazer consequências irreparáveis”. O alerta foi feito na tarde desta terça-feira pelo senador Osmar Dias (PDT-PR) e se baseia no fato do governo Federal ter atendido apenas uma das nove reivindicações encaminhadas pelo tratoraço (protesto de produtores rurais que, basicamente, buscava a mudança na política cambial e maior acesso a financiamentos, realizado em Brasília, em maio último). Para o parlamentar paranaense, no caso do trigo e outras culturas, está havendo redução das áreas de plantio e também de uso de tecnologia. “Isso é revelador”, disse Osmar, pois “estamos diante de um futuro quadro de desastre das próximas safras de grãos em todo o País, afetando, naturalmente, a economia nacional como um todo”, assinalou.
Insumos - Para qualificar sua tese, Osmar Dias citou o fato das vendas de insumos estar também em queda, segundo registram os principais informes de agronegócio do País. “ E, se isso está acontecendo, é pelo fato de que os produtores estão com medo de ver suas áreas desapropriadas e também sabem que se fizerem investimentos maiores não terão preços compatíveis para seus produtos. Na condição de líder do PDT, o senador Osmar lamentou que o governo esteja paralisado em função das diversas denúncias que estao sendo apuradas e que “ aqueles que têm algo a contribuir, sem nenhum interesse, a não ser pelo proveito da Nação, não estão sendo ouvidos e levados em consideração. “Precisamos mudar esta rota. Que as CPIS tenham os seus trabalhos normais, mas precisamos ter paz no Congresso para resolver graves situações, como é a da agricultura brasileira”, apelou o senador.
Tratoraço - O movimento dos produtores fez diversas reivindicações emergenciais ao governo Federal. Entre elas, a alocação de R$ 2,4 bilhões no orçamento das Operações Oficiais de Crédito (OOC) para suporte à comercialização agropecuária na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Também pediu a prorrogação dos financiamentos bancários: empréstimos de custeio, investimento e das parcelas vencidas e a vencer em 2005 do Programa Especial de Saneamento de Ativos (Pesa) e da Securitização das dívidas rurais; assim como a alocação de recursos em linha de crédito para refinanciar dívidas dos produtores junto a fornecedores de insumos e máquinas.
Mercosul - Atentos aos problemas regionais, os produtores reivindicam a suspensão das importações predatórias de produtos agrícolas, a exemplo do arroz, trigo e milho, no âmbito do Mercosul, Essas solicitações, segundo o senador Osmar Dias, não esgotam o amplo universo de necessidades do setor agropecuário brasileiro, mas apenas selecionam as políticas mais urgentes e imprescindíveis para que a produção da próxima safra não seja profundamente prejudicada, com expressivas conseqüências na redução da oferta de emprego.