Os melhores parlamentares, segundo o DIAP
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cinco deputados do Paraná estão entre os cem melhores congressistas da atual legislatura, segundo lista divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - Diap, órgão especializado no acompanhamento do Poder Legislativo, que procurou identificar os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. O novo levantamento, o décimo da série "Os Cabeças do Congresso", informa que os parlamentares que comandam o processo legislativo têm formação superior, são profissionais liberais, já cumpriram mandatos anteriores, são oriundos das regiões ricas ou dos Estados ricos das regiões pobres, pertencem aos maiores partidos e se destacam como debatedores e articuladores. São Paulo, por razões óbvias, é o estado com maior número de parlamentares entre os cem mais. Tem 21 deputados e dois senadores, mais que o dobro que o segundo colocado, o Rio de Janeiro.
Paraná, em 6º lugar - Apenas cinco parlamentares paranaense estão na lista levantada pelo Diap. A relação, em ordem alfabética, traz os deputados Abelardo Lupion (PFL), Dr. Rosinha (PT), Gustavo Fruet (PMDB), Luiz Carlos Hauly (PSDB), e Paulo Bernardo (PT). A relação é apresentada também por partido, onde o PT surge com 18 deputados e cinco senadores, totalizando 23. O PFL vem em segundo lugar, com 13 deputados e 6 senadores, seguido do PMDB com 15 parlamentares e PSDB com 14.
Os nota 10 - Por sua vez, a revista Época realizou estudo apontando os parlamentares nota 10, que participam desde a primeira edição da lista dos influentes. O único do Paraná a figurar em todas as edições da lista anual do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), é o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB). Os "Cabeças do Congresso" são os parlamentares que se distinguem dos demais, pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades, entre as quais: organizadores, articuladores, formadores de opinião, negociadores, debatedores e formuladores de idéias. Hauly é vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados e atua nas Comissões de Finanças e Tributação e Relações Exteriores e de Defesa Nacional, especializado em matéria tributária e fiscal, o que lhe rendeu a vice-presidência da Comissão Especial de Reforma Tributária. Entre a elite chamada pela revista Época de "Nota 10" estão: 1) Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), (2) Delfim Neto (PPB -SP); (3) Inocêncio de Oliveira (PFL - PE); 4) José Sarney (PMDB - AP); (5) Pedro Simon (PMDB - RS); (6) Aldo Rabelo (PC do B - SP); 7) Ney Lopes (PFL - RN); (8) Eduardo Suplicy (PT - SP); (9) Paulo Paim (PT - RS); (10) Ibrahim Abi-Ackel (PPB-MG) e (11) Alberto Goldmann (PSDB - SP).