Orgânicos ganham espaço entre brasileiros

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A aprovação da Lei de Biossegurança fez com que empresas e pesquisadores tirassem da gaveta os estudos sobre Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e tivesse início uma corrida por iniciativas e resultados. Correndo por fora e contra esse movimento, os alimentos orgânicos estão ganhando espaço entre os consumidores nacionais. Dados da Associação dos Produtores e Processadores de Orgânicos do Brasil (Brasil Bio) mostram que, atualmente, os orgânicos representam apenas 2% do consumo total de alimentos no Brasil. "Nossa meta é estimular o consumo desse tipo de alimento e fazer com que em 2007 eles representem 7,5% de todo alimento que é consumido no País", afirma Guto Mazzo, secretário-executivo da Brasil Bio.

Potencial - Apesar de o potencial de participação dos orgânicos no consumo de alimentos do brasileiro ser o triplo do atual em três anos, o volume ainda é considerado pequeno. "Na Alemanha, por exemplo, mais de 10% do consumo de alimentos é proveniente de produtos orgânicos", afirma Mazzo. Os números sobre o mercado de orgânicos ainda são imprecisos. Levantamento do Ministério da Agricultura, no entanto, mostra que o crescimento médio do setor é de 20% e, em 2003, o faturamento do mercado interno chegou a US$ 1 bilhão. Entre 2000 e 2004 o setor mais do que dobrou de tamanho. "Precisamos fortalecer o mercado interno para depois consolidar o externo. Somos o quinto exportador, mas temos condições de chagar à primeira posição", afirma Mazzo.

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