Oeste do Paraná superou em 22% meta de plantio de mudas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Luiz Eduardo Cheida anunciou que os 50 municípios do Oeste do Paraná já plantaram 606 mil mudas para recomposição da mata ciliar em apenas quatro dias. O plantio na região superou em 22% a meta estipulada preliminarmente pelo Programa de 10 mil mudas plantadas por município. "O trabalho realizado pelos municípios da região Oeste, assim como o plantio de cinco milhões em todo o estado, mostra ao Paraná que quando existe vontade e estímulo é possível realizar", afirmou o secretário Cheida.

Cooperativas - O secretário esteve na região assinando convênios com as Cooperativas Copacol, em Cafelândia, e Cooperativa Lar, em Matelândia, para adesão ao Programa Mata Ciliar. "O cooperativismo é atualmente a forma mais avançada de organização. Os produtores associados às Cooperativas sabem o que é um trabalho integrado e o plantio de árvores deve acontecer da mesma forma", explicou o secretário. O convênio vai possibilitar a adesão de todos os associados das cooperativas para recomposição da mata ciliar em suas propriedades. A Copavel possui 4,3 mil associados e irá recompor a mata ciliar em 40 nascentes e minas de água. Além disso, a cooperativa é parceira da Secretaria do Meio Ambiente no recolhimento de embalagens de agrotóxicos. "A destinação correta das embalagens é outro fator que, aliado à mata ciliar, garante a melhora na qualidade da água. Hoje 70% dos rios localizados entre os estados do Rio Grande do Sul e Bahia possuem algum nível de poluição", disse Cheida.

Cooperativa Lar - O presidente da Cooperativa Lar, Irineu da Costa Rodrigues, apresentou ao secretário Cheida o programa de gestão ambiental que vem sendo desenvolvido pela empresa, no qual o plantio de mata ciliar passou a ser prioridade com o estímulo do governo. "A cooperativa já iniciou um trabalho para reflorestamento da bacia do rio Xaxim, onde foram instalados 600 metros de cercas em propriedades prioritárias, plantadas três mil mudas e instalados três abastecedores comunitários", disse Rodrigues. Segundo ele, este é o início das atividades da cooperativa dentro do Programa Mata Ciliar. O prefeito de Matelândia, Edson Primom, disse que o município está incentivando os produtores a aderirem ao plantio e que considera uma grande ação de educação ambiental promovida pelo governo do estado. "Os produtores mais antigos aprenderam no passado que desmatando era possível obter mais financiamentos dos bancos. A mata ciliar nunca foi sinal de benefício e o Programa da Secretaria do Meio Ambiente conseguiu modificar isso", comentou.O presidente da Emater, Sabino Campos, presente na solenidade, disse que a reserva legal deverá em breve ter a mesma aceitação que a mata ciliar.

“Cultivando Água Boa” - O coordenador de Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich apresentou o projeto "Cultivando Água Boa", realizado pela Itaipu Binacional e que também prevê a recomposição da mata ciliar em parceria com o governo do Estado. "A mata ciliar é um esforço econômico que dará sustentação aos municípios da região do Lago de Itaipu", disse Nelton. Após os eventos, foi realizado o plantio de mudas em uma propriedade rural localizada à margem do rio Xaxim, onde também houve soltura de alevinos. O proprietário Claudir Celso Bortoleto instalou mil metros de cerca para isolamento da margem do rio com recursos do Programa. Esta é uma outra alternativa, além do plantio de mudas, que permite a regeneração natural da mata ciliar."Nós começamos a nos preocupar com a mata ciliar depois que o governo lançou este programa. Antes, ninguém incentivava e nem explicava como a mata ciliar era importante. O nosso rio tinha muito mais água e hoje com a erosão e falta de árvores em muitos locais virou banhado", disse Claudir. A filha do proprietário, Claudiane Sentine Bortoleto, de 8 anos, participou da atividade plantando 21 mudas.

Conteúdos Relacionados