OCESC: Congresso de cooperativistas reúne 1000 mulheres em Florianópolis

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Para discutir o tema “Gestão cooperativista: oportunidades e desafios” a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), promove nos dias 26, 27 e 28 deste mês, em Florianópolis, o Congresso Catarinense de Mulheres Cooperativistas, com a participação 1000 mulheres, entre dirigentes, associadas (cooperadas), empregadas de cooperativas, esposas e filhas de cooperados.

 

Participação - Em Santa Catarina, as mulheres representam atualmente 31,56% dos mais de um milhão de cooperados, ou seja, cerca de um terço das pessoas associadas às cooperativas catarinenses (mais de 350 mil) são mulheres. O presidente do sistema Ocesc/Sescoop, Marcos Antônio Zordan, enfatiza que o papel do congresso será refletir e analisar as oportunidades e os desafios que as mulheres precisam alcançar frente à gestão de um negócio cooperativo. “E mais do que isso, buscar consolidar na prática, ações que visem efetivamente ao crescimento da participação feminina no cooperativismo catarinense. Este será um grande passo na caminhada em direção à integração das mulheres ao sistema cooperativista”, completa.

 

Estímulo - Zordan realça que o Congresso estimulará o aumento da participação das mulheres em cargos decisórios nas cooperativas; fortalecerá a participação das mulheres no cooperativismo e promoverá o intercâmbio e a troca de experiências, proporcionando uma maior integração entre as participantes do evento.

 

Programação - A programação oficial inicia na quarta-feira (26/10) com abertura solene do Congresso Catarinense de Mulheres Cooperativistas às 18h30, seguida da apresentação cultural de Boi de Mamão. Na quinta-feira (27), a programação inicia às 8 horas com a palestra magna: “A mulher e o Cooperativismo” com o presidente da Organização das Cooperativas de Minas Gerais   Ronaldo Scucato. Em seguida, o moderador José Gabriel Pesce Jr fará a preparação para os Grupos de Trabalhos (GT's) que desenvolverão atividades até o meio dia. A discussão desses grupos de trabalho terá como referencial o tema central Gestão Cooperativista – Oportunidades e Desafios. Os grupos serão divididos em cinco grandes sub-grupos, separados de acordo com o perfil do público participante do evento (dirigente, cooperada, empregada de cooperativa, esposa ou filho de associado etc.). À tarde, as atividades serão retomadas às 14 horas quando a palestrante Leila Navarro falará sobre: “Mulher Empreendedora”.

 

Oficinas temáticas - Na sexta-feira (28) pela manhã os trabalhos serão organizados em quatro oficinas temáticas, das 8 às 11 horas, os resultados dos grupos de trabalhos serão apresentados às 11 horas e o Congresso será encerrado ao meio dia. As oficinas temáticas durarão uma hora e ocorrerão de forma simultânea nas salas do Centro de Convenções Oceania Park Hotel: Empreendedorismo: O papel da mulher na gestão e sucessão familiar (palestrante Gustavo de Lima Lemos, engenheiro agrônomo com especialização em administração de marketing e gestão empresarial e mestre em agronegócios), Relacionamento familiar e autoestima (palestrante Gianne Wiltgen, psicóloga e terapeuta de família e de casal), Liderança feminina cooperativista (palestrante Ney de Almeida Guimarães, consultor nas áreas de educação, família, juventude e em cooperativismo, graduado em Pedagogia), Cuidados com a pele (palestrante Lucilaine Regina Stein, bacharel em naturologia aplicada e pós-graduanda em estética facial e corporal). (Imprensa Ocesc)

Conteúdos Relacionados