Ocepar reúne mais de mil lideranças do setor cooperativista em Curitiba

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O auditório do Cietep ficou pequeno para o número de lideranças, presidentes de cooperativas de diferentes ramos, dirigentes, cooperados, esposas de cooperados, jovens, além de profissionais e autoridades convidadas, que vieram participar de mais um Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses, promovido pela Ocepar e pelo Sescoop-Paraná. Este evento, cujo objetivo era o de avaliar, em conjunto com a família cooperada, os avanços do cooperativismo neste ano de 2003, contou com as presenças do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, do vice-governador e secretário da Agricultura do Paraná, Orlando Pessuti, da secretária da Cultura do Paraná, Vera Mussi, do presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, dos deputados federais, Moacir Micheletto, Gustavo Fruet e Max Rosenmann, do deputado estadual, Augustinho Zucchi, do presidente do Sistema Fiep, Rodrigo Rocha Loures, do presidente da Fecomércio, Rubens Brustolin, do presidente da Associação Comercial do Paraná, Marcos Domakoski, do diretor da Faep, Livaldo Gemin do Delegado do Mapa no Paraná, Walmir Kovalewski de Souza e diretores da Ocepar.

Palestras - Durante o encontro, as lideranças cooperativistas puderam ouvir palestras com dois especialistas em motivação pessoal, o consultor de empresas, Alfredo Rocha que abordou o tema: motivando para a qualidade e Fernando Oliveira com uma palestra show redescobrindo talentos. Alfredo fez questão de frisar aos presentes sobre as importantes mudanças que o mundo vem passando e de que todos precisam estar preparados e aptos para enfrenta-las. Entre estas mudanças ele enfocou a globalização. Segundo ele, não é o mais forte o mais inteligente que sobreviverá a estas mudanças. Será aquele que melhor se adaptar a estas mudanças. Alfredo, falando para um público, na sua maioria homens e mulheres cooperadas, destacou que nunca é tarde para aprender. Fica velho quem pára de aprender. Precisamos saber enfrentar os possíveis transtornos que estas mudanças causarão em nossas vidas, inclusive aprender com os próprios erros, salientou. Já Fernando Oliveira, descontraiu a todos com algumas brincadeiras, através das quais passou a mensagem de que precisamos realmente nos preparar para todo e qualquer tipo de desafio e que o sistema cooperativista é um modelo que se mostra viável para enfrentar toda e qualquer dificuldade. Unidos somos mais fortes e não podemos temer a nada. Precisamos apenas acreditar naquilo que estamos realizando para ter a certeza de que tudo dará certo, lembrou.

Homenagem a Rodrigues - O Cooperativismo aproveitou o Encontro Estadual para prestar algumas e importantes homenagens. Uma delas ao Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, que recebeu das mãos do presidente da Ocepar, acompanhado pelo vice-governador, Orlando Pessuti, do presidente da OCB, Márcio Freitas e dos membros da diretoria da Ocepar, um troféu onde estava escrito o seguinte: Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida, e estes são imprescindíveis. (Bertolt Brecht) Ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ROBERTO RODRIGUES a homenagem e o agradecimento das Cooperativas do Paraná. Curitiba, 05 de dezembro de 2003. Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná.

Brustolin - Outro homenageado pelas cooperativas, foi o presidente do Sistema Federação do Comércio do Paraná SESC e SENAC, Rubens Armando Brustolin, por seus relevantes serviços prestados ao Paraná em todas funções que exerceu, pelo trabalho de integração das entidades de representação, na defesa constante dos interesses da população e pelo seu incondicional apoio ao trabalho desenvolvido pelas nossas cooperativas, pela Ocepar e pelo Sescoop/PR. Brustolin recebeu uma bandeja de prata das mãos dos presidentes da ocepar, João Paulo Koslovski e dos presidentes da Fiep, Rodrigo Rocha Loures, da ACP, Marco Domakoski, do diretor da Faep, Livaldo Gemin e do vice-presidente da Faciap, Eduardo Araújo, onde estava gravada a seguinte inscrição: Ao Presidente da Fecomércio, RUBENS ARMANDO BRUSTOLIN a homenagem das cooperativas do Paraná pelos relevantes serviços prestados à sociedade paranaense. Curitiba, 05 de dezembro de 2003- OCEPAR.

Micheletto - O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), Moacir Micheletto também recebeu das cooperativas, como forma de agradecimento pela atuação consistente e permanente na defesa dos interesses do cooperativismo o Troféu Ocepar 2003. Segundo o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, uma das características marcantes nas suas gestões como deputado é a constante preocupação em honrar os compromissos assumidos com seus eleitores, criando e aprovando Leis que contribuam para o desenvolvimento do Paraná e do país. Parlamentar totalmente comprometido com o ideário cooperativista, Micheletto é hoje um referencial junto às cooperativas brasileiras pela sua integridade, obstinação pelo trabalho e, sobretudo pela sua vontade de fazer acontecer lembrou. O troféu a Micheletto foi entregue pelo presidente e diretores da Ocepar e nele está gravada a seguinte mensagem: Por sua laboriosa defesa parlamentar nas questões do Cooperativismo e da Agropecuária, o reconhecimento das Cooperativas do Paraná. - Curitiba, 05 de dezembro de 2003 - SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVASDO ESTADO DO PARANÁ.

Homenagem a van Kaick - Quem também recebeu o Troféu Ocepar 2003, foi o fundador e ex-presidente da Ocepar, Guntolf van Kaick, pelo que fez, pelo que vem fazendo pelo cooperativismo, como forma de reconhecimento da importante contribuição que prestou nestes seus 35 anos de atuação junto às cooperativas ele recebeu a importante homenagem das mãos do atual presidente da entidade, João Paulo Koslovski e do diretor do Departamento Nacional de Cooperativismo e Associativismo do Mapa, José Roberto Ricken. No troféu de Guntolf van Kaick estava gravada a seguinte frase: Os agradecimentos das Cooperativas Paranaenses ao Engenheiro Agrônomo GUNTOLF VAN KAICK por sua imprescindível liderança e constante dedicação ao Cooperativismo. Curitiba, 05 de dezembro de 2003 OCEPAR.

Cooperativas com mais de 50 anos - Todas as cooperativas filiadas a Ocepar e que já completaram mais de 50 anos de existência também foram homenageadas com a entrega da Medalha do Mérito Cooperativo ao presidente e um Diploma. Foram homenageadas as cooperativas, Batavo, Castrolanda, Agrária, Bom Jesus e Witmarsum. Com exceção da Batavo, que na ocasião o seu presidente Franke Dijikstra foi representada pelo diretor-secretário, Nicolas Johannes Biersteker, todas as demais tiveram seus presidentes presentes; Frans Borg, Castrolanda, Jorge Karls, da Agrária, Luiz Roberto Baggio, Bom Jesus e Arthur Sawatzky da Witmarsum. No Diploma entregue às homenageadas está escrito o seguinte: ?OCEPAR - SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DO PARANÁ confere à Cooperativa (nome da homenageada) por seus mais de cinqüenta anos de trabalho e conquistas enobrecendo o Cooperativismo Paranaense. Curitiba, 05 de dezembro de 2003 João Paulo Koslovski ? Presidente?.

Balanço Social - A missão social do Cooperativismo está muito clara nos sete princípios que regem a sua doutrina. Nas cooperativas, no entanto, muitas vezes são realizados investimentos sociais como facilitadores para alcançar melhores resultados nas atividades fim, determinadas pelo quadro social organizado. Para divulgar melhor a realização de todo este trabalho a Ocepar e o Sescoop-Paraná decidiram editar pelo segundo ano consecutivo, esta importante publicação, que reúne em 90 páginas as principais experiências realizadas pelas Cooperativas paranaenses no âmbito da responsabilidade social. Somente no ano de 2002, as cooperativas paranaenses aplicaram cerca Um bilhão e Meio de Reais em ações sociais o que demonstra a real importância do sistema cooperativista numa melhor distribuição de renda e geração de emprego nas comunidades onde atuam. Esta publicação foi lançada de forma simbólica, durante o Encontro Estadual, onde o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, fez a entrega de um exemplar ao Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, ao vice-governador, Orlando Pessuti, ao presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, secretária da Cultura, Vera Mussi e a diretores do Sistema Ocepar.

Turismo Cooperativo - Também foi apresentado aos participantes do Encontro Estadual, o audiovisual demonstrativo sobre o Turismo Cooperativo ?Roteiro dos Imigrantes?, que está sendo implantado pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR no Paraná, primeiro projeto turístico que começa a ser desenvolvido nas cooperativas paranaenses de colonização européia. Trata-se do "Circuito das Cooperativas de Colonização Européia", projeto originário do Programa de Turismo Rural Cooperativo, que tem o apoio Ministério do Esporte e do Turismo, Embratur e Organização das Cooperativas Brasileiras. O roteiro foi inaugurado no último dia 14 de novembro, na Colônia Witmarsum, em Palmeira, durante o I Encontro Estadual de Turismo Cooperativo.

Cultura e história - Elaborado com objetivo de buscar e preservar as características históricas e culturais das colônias onde há forte predominância de pelo menos uma etnia, orientando estes destinos para o desenvolvimento de uma nova situação turística no Estado do Paraná, o Roteiro dos Imigrantes abrange, inicialmente, seis municípios que tiveram forte influência em seu desenvolvimento através da implantação de cooperativas de colonização européia: Witmarsum em Palmeira e Agrária em Guarapuava ambas com predominância germânica; a CAMP em Prudentópolis com influência ucraniana e as três colônias holandesas Batavo em Carambeí, Castrolanda em Castro e CAPAL em Arapoti. No Paraná, optou-se por denominar o projeto como Turismo Cooperativo, ao invés de Turismo Rural Cooperativo, porque a Ocepar entendeu que as cooperativas do Estado têm potencial para explorar essa atividade não somente no campo, mas também na zona urbana.

Conteúdos Relacionados