Ocepar participa de exposição do sesquicentenário em Brasília

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Governo do Estado promove, de 13 a 17 de outubro, em Brasília, uma exposição em comemoração ao Sesquicentenário da Emancipação Política do Paraná. A mostra ocupará vários espaços do Congresso Nacional com painéis sobre as ações do Governo, palestras, exibição de filmes, quadros de artistas do Paraná e músicas de autores paranaenses, além de elementos que contam a história do Estado. Entre os diversos painéis expostos está um do Sistema Ocepar, que resume todo o trabalho realizado pelo cooperativismo paranaense no desenvolvimento do Paraná. Além do painel, também estarão sendo distribuídos folder´s e apresentação do vídeo institucional do Sistema Ocepar.

Desenvolvimento - A exposição é um dos eventos que marcará o Sesquicentenário da Emancipação Política do Paraná e contou com todo o Governo na reunião de informações e dados. O principal objetivo da mostra, que será aberta ao público, é mostrar o desenvolvimento do Paraná para todo o país, inclusive com a distribuição de material gráfico para os visitantes. Após sair de Brasília, a mostra percorrerá várias cidades do Estado e será encerrada no Palácio Iguaçu.

Entidades - No corredor de acesso do Congresso, estarão 24 painéis sobre Educação, Ciência e Tecnologia, Museu Oscar Niemeyer, Relações com a Comunidade, Emprego, Fazenda, Segurança, Saúde, Porto de Paranaguá, Habitação, Programa do Leite, Administração, Sanepar, Comec, Turismo, além de informações sobre infra-estrutura do Estado. No Hall Mário Covas, ficará a parte histórica e também a área tecnológica. Na primeira, estarão presentes o Arquivo Público, Detran, Casa da Memória, Polícia Militar e Cefet. Na área tecnológica, estarão disponíveis computadores com acesso às páginas do Governo do Paraná, como a do Paraná Previdência, Celepar e Governo Eletrônico, acompanhados por monitores. Além dos computadores, também haverá televisores exibindo vídeos sobre o Estado.

Agricultura - No Hall do Servidor, as entidades envolvidas com o projeto também terão painéis e, no dia 14, haverá a apresentação do quinteto de cordas paranaense Tunus, que irá executar obras de compositores do Paraná. No espaço, também estarão expostos produtos da "Fábrica do Agricultor", como cachaça, bala de banana, vinho, suco, geléias, salames, queijos e vários outros artigos típicos do Estado. A agricultura e os produtos do Paraná serão mostrados também no Hall da Taquigrafia, que terá ainda um estande do Provopar, com artesanato e exposição dos programas do órgão. No mesmo espaço, estarão a maquete do projeto original do Centro Cívico e também modelo do projeto de revitalização do local.

Palestras e filmes - Entre os dias 14 e 16, membros do Governo do Estado estarão proferindo palestras sobre o Estado. Entre os assuntos selecionados estão a inclusão digital, o Vale do Ribeira, agroindústria familiar, Cavalhadas de Guarapuava, Moda Business, políticas ambiental e fiscal, entre outros. A exposição também terá a exibição dos filmes paranaenses "Rosinha Minha Sereia", de Berenice Mendes; "O Fim do Ciúme", de Luciano Coelho; "A Lenda das Cataratas do Iguaçu", de Marcos Freitas; e "Homem Guarani", de Marco Aurélio Jacob. A arte do Estado também será retratada através de telas de artistas paranaenses, que estarão expostas na galeria do 10º andar do anexo IV. A coordenação do evento é das Secretarias Estaduais de Comunicação Social e Relações com a Comunidade. Os patrocinadores da exposição são a Associação Comercial do Paraná (ACP), Brasil Telecom, Cefet, Celepar, Cohapar, Copel, Detran, Fecomércio, Fiep, Faep, Imprensa Oficial, Itaipu, Lactec, Ocepar, Paraná Previdência, Petrobras, Sanepar, Siemens, Volvo e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Conteúdos Relacionados