OCEPAR PARTICIPA DE EVENTO SOBRE ALIMENTOS FUNCIONAIS

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Durante os dias 6 e 7 de maio, cerca de 70 profissionais de diversas áreas do agronegócio, entre pesquisadores, técnicos, empresários e profissionais atuantes nas diversas cadeias da produção e processamento de alimentos, participaram do Workshop promovido pelo Programa Paraná Agroindustrial com apoio de diversas entidades, entre elas a Ocepar. Este evento serviu para fomentar e incentivar a pesquisa e inovação tecnológica, assim como identificar novas oportunidades de negócios e parcerias no setor Agroindustrial paranaense. Participaram do evento representando a Ocepar, o engenheiro agrônomo, Robson Mafioletti e Marcelo Balk, da gerência técnica e econômica.

Alimentos Funcionais - Atualmente, o setor agroalimentar é um dos que mais tem se modernizado e mudado, acompanhando tendências que vêm ocorrendo na economia mundial, sejam elas o emprego de novas tecnologias, uma maior competitividade entre as empresas ou maiores exigências por parte dos consumidores, muito mais exigentes e informados. No contexto mundial, os alimentos ditos funcionais vêm ganhar espaço num novo nicho de mercado, ainda praticamente inexplorado, e com grande possibilidade de expansão. Países como os Estados Unidos, Canadá e a União Européia já vêm investindo razoáveis somas nesta área.

Benefícios a saúde - Alimentos Funcionais são alimentos que, além de cumprirem sua função nutricional básica, contêm compostos que trazem benefícios à saúde, assim como podem auxiliar na redução de doenças crônico-degenerativas. Na verdade, todo alimento natural (não processado industrialmente) pode ser classificado como "funcional", já que contém, em doses variáveis, componentes essenciais à saúde humana, como vitaminas, minerais, enzimas, fibras - porém, certos alimentos contém, além destes, outros componentes com grande capacidade protetora da saúde. É o caso do extrato de alho, da semente da linhaça, dos cereais, da soja, dos vegetais da família dos crucíferos, dos produtos lácteos - que tem recebido o "status" de medicamento e tem sido classificados como alimentos funcionais.

Consumidores - O consumidor por sua vez está buscando, cada vez mais e rapidamente, os Alimentos Funcionais - em detrimento aos produtos de conveniência que vêm atendendo, nas últimas décadas, as necessidades das famílias pequenas onde a maioria trabalha fora de casa e quer produtos práticos, saborosos e se possível nutritivos. Entretanto, especialmente no Brasil, as informações acerca destes produtos ainda são escassas, demandando assim, um esforço que dissemine, mobilize e semeie entre os segmentos envolvidos um maior interesse e colaboração, para a maximização do potencial agroindustrial do estado. Assim, os alimentos funcionais vêm a suprir um dos maiores objetivos do programa Paraná Agroindustrial, que é agregar o máximo de valor possível as matérias-primas produzidas e utilizadas no processo industrial.

Indústria e pesquisa - Neste evento também foram discutidas e apresentadas propostas de como estimular o desenvolvimento deste setor na economia paranaense; um dos principais pontos levantados é a necessidade de uma maior interação entre indústria e os centros de pesquisa, pois uma parceria entre estes setores seria benéfica para ambos; as universidades e órgãos de pesquisa poderiam ser financiados pela iniciativa privada, não dependendo assim dos sempre escassos recursos públicos; e o retorno da iniciativa privada viria por meio da produção e comercialização dos produtos desenvolvidos, pagando para isso royalties aos centros desenvolvedores da tecnologia. Outro ponto de debate e foi a discussão acerca tanto dos aspectos da legislação sanitária no Brasil, assim como os aspectos da propriedade intelectual. Esses dois fatores foram amplamente debatidos, levantando muitas dúvidas e sugestões do público participante, visto que as possibilidades de comercialização de tais produtos estão relacionadas diretamente com a permissividade da legislação, tanto brasileira quanto de outros países com potencial para importarem produtos nacionais.

Conteúdos Relacionados