Ocepar forma Multiplicadores de Cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Compreender o Cooperativismo – Em sua palestra, o superintendente do Sistema Ocepar deixou claro que o Multicoop tem por objetivo dar aos multiplicadores informações essenciais para que possam atuar com eficiência em suas cooperativas. Os participantes do curso também podem integrar o fórum especializado de Cooperativismo, que terá voz ativa na definição dos temas a serem discutidos nos pró-ximos cursos. “Nós partimos de um treinamento geral, envolvendo todos os ramos de cooperativas. Se houver demanda podemos realizar treinamentos específicos por ramo do cooperativismo”, afirmou Ric-ken.
O que é a cooperativa – Depois de explicar o funcionamento do Sistema Ocepar, o superinten-dente José Roberto Ricken promoveu um debate sobre o que é e quais são os objetivos das cooperativas, obtendo diversos posicionamentos em função da diversidade de ações desenvolvidas pelo setor. “Vocês terão um semana para uma conclusão final sobre esse assunto”, frisou, ao mostrar aos participantes que “a cooperativa é uma organização econômica cujo resultado reverte em renda adicional e bem estar social aos seus integrantes”. No entanto, compreender o funcionamento da cooperativa não é uma tarefa tão fácil, pois os cooperados são, ao mesmo tempo, donos, fornecedores e clientes.
Fatores de sucesso – Ricken falou rapidamente sobre o funcionamento das cooperativas e sobre os sete fatores de sucesso: interesse dos cooperados; necessidade dos cooperados; viabilidade do projeto; visão futura; informação adequada; conhecimento técnico; e profissionalismo na administração da socie-dade. Frisou que “uma cooperativa bem organizada representa um adicional de 10% na renda dos coope-rados” e que esse tema será mostrado em detalhes por um dos professores do curso.
Instrutores – O treinamento dos multiplicadores está sendo feito por profissionais do sistema Ocepar: Leonardo Boesche, gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop PR; o ex-presidente e con-sultor da Ocepar, Guntolf van Kaick; o professor da FEA/USP, Sigismundo Bialoskorski; o assessor jurí-dico da Ocepar, Paulo Roberto Stöberl; os assessores da área de Autogestão e Desenvolvimento e do Ses-coop PR, Devair Mem e Izaías Lopes; a bibliotecária e orientadora de grupos interessados na organização de cooperativas do Sescoop PR, Sigrid U. L. Ritzmann; o gerente de Autogestão e Desenvolvimento do Sescoop PR, Gerson Lauermann; e o presidente João Paulo Koslovski, que fará a palestra de encerramen-to.