Ocepar e Faep discutem ações integradas com o governo do Estado
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Em reunião realizada nesta segunda-feira (07), os presidentes da Ocepar e da Faep, João Paulo Koslovski e Ágide Meneguette, discutiram com o governador Roberto Requião e o secretário de Estado da Agricultura, Orlando Pessuti, ações integradas nas áreas de agricultura e pecuária do Paraná. Também participou do encontro Daniel de Oliveira Godoy Júnior, assessor especial do governador. Entre os temas da pauta estava o programa de sanidade agropecuária do governo estadual. A discussão foi em torno da necessidade da contratação de novos profissionais para atuarem nessa área, como forma de garantir maior eficiência no trabalho sanitário da agropecuária paranaense e por conseqüência melhor qualidade à produção. Nesse sentido, Ocepar e Faep colocaram suas estruturas de cooperativas e sindicatos rurais à disposição da Seab para participar de programas integrados no trabalho de sanidade, incluindo a rastreabilidade bovina.
Rastreabilidade da soja – A implantação de um programa de rastreabilidade da soja no estado do Paraná foi outro assunto abordado. João Paulo e Ágide Meneguette ressaltaram a importância de se desenvolver um projeto dessa natureza. O governador, por sua vez, solicitou à Seab que inicie os estudos, em parceria com Ocepar e Faep, sobre a viabilização desse trabalho. Sobre isso, Koslovski disse que “a disposição do governador vai colocar o Estado na vanguarda do processo de rastreabilidade”.
Água e reserva legal – Uma das solicitações feitas pelos dirigentes diz respeito à política de recursos hídricos a ser adotada pelo Estado. O empenho da Ocepar e da Faep é para isentar o produtor rural do pagamento da água utilizada em suas propriedade. Nesse sentido, o governador Roberto Requião disse que o produtor paranaense não será penalizado e haverá cobrança no consumo utilizado na produção. Uma nova portaria, que substituirá a já revogada Portaria 2007/02, deve disciplinar a possibilidade de implantação da reserva legal em áreas no mesmo bioma e bacia hidrográfica.
Porto de Paranaguá – Requião ainda falou sobre as obras de melhoria de infra-estrutura do Porto de Paranaguá, em especial do trabalho de dragagem e também ampliação do cais oeste. Dentro de 180 dias, informou o governador, também estará concluída a restauração das pistas de acesso a porto. Por fim ele destacou o interesse do governo em implantar um novo terminal de cargas líquidas, que seria construído pela iniciativa privada ou pelo próprio poder público.
Irrigação – O “Irrigação da Madrugada” também foi colocado pelo governo como um dos importantes projetos para a agricultura do Estado. O programa tem como objetivo utilizar a energia elétrica para irrigar lavouras no período noturno, a um custo mais barato ao produtor rural.
Encaminhamento
– Agora, técnicos da Ocepar e da Faep estão trabalhando
nos pontos discutidos e em uma nova reunião, com o secretário
da Agricultura, Orlando Pessuti, devem estabelecer as regras da parceria a ser
adotada nas áreas de interesse.