Ocepar divulga nota de esclarecimento sobre fila no Porto de Paranaguá

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Diante das notícias veiculadas pelos meios de comunicação, dando conta de que a culpa pela fila de caminhões para desembarque no Porto de Paranaguá é das cooperativas, a Ocepar - Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná tem a esclarecer:

1 As cooperativas paranaenses são responsáveis pelo recebimento de 65% da produção de soja do Paraná, estimada em 10 milhões de toneladas. Entretanto, apenas 30% desse total são efetivamente exportados pelas cooperativas. Sendo assim, não é verdade afirmar que a fila é causada pelas cargas enviadas pelo sistema cooperativo, pois o terminal recebe produtos de outras regiões do País e de várias outras empresas que operam pelo Porto de Paranaguá;

2 Conforme amplamente divulgado pelos meios de comunicação, foi a chuva dos últimos dias em Paranaguá que não permitiu que o embarque fosse realizado normalmente. Também ocorreram problemas nos serviços de informática que controlam o fluxo de descarga de soja, contribuindo para o agravamento da situação;

3 Salientamos ainda, que a capacidade de armazenagem a granel do Paraná é de cerca de 13 milhões de toneladas, onde as cooperativas participam com 54% desse total, ou seja, 7 milhões de toneladas. Seria uma insensatez utilizar os caminhões para armazenar o produto, devido ao custo pago pelas diárias dos veículos parados na fila;

4 Esclarecemos, que as cooperativas vem investindo sistematicamente na construção de novos armazéns. Somente neste serão investidos R$ 240 milhões, o que permitirá a ampliação em mais 1,6 milhão de toneladas a capacidade de armazenagem;

5 As cooperativas, através da Ocepar, têm participado ativamente na busca de soluções, integrando inclusive um grupo de trabalho formado por representantes da Fiep, Faep e Superintendência do Porto de Paranaguá, que sugeriu a adoção de medidas para agilizar a logística de exportação.

6 O esforço feito pelo sistema cooperativo sempre foi e continuará sendo no sentido de que o processo de comercialização no mercado externo transcorra da melhor maneira possível, pois isto representa ganho de prêmios na exportação e mais divisas para o País e para o Paraná;

7 Outro fator relevante, é que ao menor sinal de qualquer problema com a formação de longas filas, as cooperativas são imediatamente informadas para não enviarem caminhões. É importante destacar, que em apenas 1 dia de trabalho normal no Porto de Paranaguá, é possível o desembarque de 1.500 caminhões. Ou seja, se não fosse o problema da chuva, praticamente não haveria fila.

OCEPAR
Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná

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