OCB participa de instalação da Câmara de Insumos Agrícolas no Mapa
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A área plantada na safra 2004/2005 deve ser superior aos 47,2 milhões de hectares registrados no período 2003/2004, previu nesta quarta-feira (21/07) o secretário-executivo da recém-instalada Câmara Setorial de Insumos Agrícolas, Wilson Vaz de Araújo. A avaliação foi feita durante a reunião de instalação da nova câmara de insumos, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que contou com a presença do vice-presidente da OCB, Luiz Roberto Baggio.
Elevação - Segundo o secretário da Câmara Setorial, o movimento das vendas de fertilizantes entre janeiro e maio deste ano indica uma ligeira expansão das lavouras nesta safra. “Essa tendência deve se confirmar, porém, apenas em julho ou agosto, quando os produtores começam a intensificar as compras de insumos”, afirmou Araújo. O secretário-executivo informou ainda que, no acumulado do ano até maio, foram vendidos 6,06 milhões toneladas de fertilizantes. Em igual período de 2003, o volume de vendas havia sido de 5,9 milhões de toneladas. Em 2001, de janeiro a maio, foram comercializadas 4,03 milhões de toneladas. De acordo com Araújo, o aumento é resultado do avanço do plantio direto e de um maior uso de herbicida nas lavouras.
Roberto Rodrigues - A perspectiva de crescimento da produção também é confirmada pelo ministro Roberto Rodrigues, com base em estudos realizados por uma consultoria internacional. Nos próximos dez anos, destaca o ministro, o Brasil deverá produzir 60 milhões de toneladas a mais de grãos, com ênfase para milho e soja, para atender à demanda mundial. Para tanto, o país precisará aumentar a área plantada: “Nós temos capacidade de incorporar dois milhões de hectares por ano, sem que isso represente um desafio ao governo”, diz.
Composição
- A exemplo das demais, a câmara terá caráter consultivo
e será composta por representantes dos segmentos de produção,
comercialização, distribuição, usuários,
formuladores e executores de políticas para insumos, como sementes, combustíveis,
fertilizantes e suas matérias primas, alimentos animais, corretivos agrícolas,
defensivos vegetais e animais. (Fonte: Assessoria de Imprensa Mapa)