Novos investimentos da Cocamar em unidades de grãos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Em forte expansão pela região Noroeste do Paraná nos últimos anos, onde atua com uma rede de quase 40 entrepostos para recebimento das safras, prestação de assistência técnica aos produtores e comercialização de insumos agropecuários, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial anunciou que estará investindo em novas estruturas para a operação da safra 2004/05. O rápido avanço do cultivo de grãos em regiões de solos arenosos nos últimos anos, em substituição à pecuária extensiva, mudou o perfil econômico de vários municípios que antes não tinham melhores perspectivas na agricultura. Esta situação que tem sido alavancada pela própria presença da cooperativa, uma das primeiras a acreditar no potencial do arenito, garantindo apoio aos produtores.
Estrutura - Cianorte é um exemplo. Situado estrategicamente no centro de uma região, o município contará no início de 2005 com uma ampla e moderna sede regional da cooperativa, servida de loja para venda de insumos e equipamentos a agricultores e pecuaristas. Para se ter idéia da importância de Cianorte, o município já ganhou este ano uma unidade de recepção de grãos no distrito de São Lourenço e um novo conjunto de armazenagem formado por um silo com capacidade para 70 mil toneladas, 6 moegas e secador para 100 t/hora, a ser entregue oficialmente no próximo dia 30.
Entrepostos - O mesmo acontecia com Atalaia e Nova Esperança. Até alguns anos, eram poucas as oportunidades, mas a chegada da soja trouxe novo ânimo aos produtores. Com isso, enquanto o entreposto de Atalaia vem sendo ampliado anualmente – a capacidade de armazenagem subiu de 6 mil para 10 mil toneladas na safra anterior e será aumentada nesta safra para 20 mil toneladas, Nova Esperança receberá enfim a sua unidade de recebimento de grãos, juntamente com uma loja de produtos agropecuários.
Icaraíma - Até mesmo entrepostos inaugurados no início de 2004, como o de Icaraíma, situado na região de Umuarama, já estão precisando ser ampliados. Diante da previsão de recebimento de 20 mil toneladas de grãos na safra em andamento, duas novas moegas serão construídas, tornando mais confortável o atendimento aos produtores que, até o ano passado, tinham que deslocar-se para entregar suas safras em Umuarama. A estrutura ora utilizada pela cooperativa, adquirida no início de 2003, encontrava-se há anos abandonada, porque antes da soja, a região vivia uma fase de decadência.