NOTÍCIAS DA AUTOGESTÃO

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

COOPERATIVAS DE TRANSPORTE QUEREM RECONHECIMENTO

A OCEPAR sediou hoje (04 de junho) o Fórum Estadual dos dirigentes das Cooperativas de Transportes. Durante o evento, preparatório para o 1º Encontro Nacional das Cooperativas de Transporte, foram discutidas formas de integrar e fortalecer o setor. Também foi abordada a possibilidade de criação, na OCB, do ramo transportes. A abertura do fórum foi feita pelo presidente do Sistema OCEPAR, João Paulo Koslovski. Na seqüência, o economista Luiz Antonio Fayet proferiu palestra sobre o tema ?A Logística de Transportes no Paraná?, dando uma visão do setor aos participantes. Fayet também falou sobre o contexto econômico do Paraná e do País.

Prioridades - Durante o encontro foram destacados dois pontos importantes. O primeiro deles foi o estabelecimento de uma agenda de assuntos prioritários para ser discutida e encaminhada na seqüência dos trabalhos. Essa agenda, segundo José Roberto Ricken, superintendente do sistema OCEPAR, inclui questões como pedágio, segurança, óleo diesel, tributos e integração das cooperativas. O segundo ponto diz respeito à necessidade de se debater formas de como organizar a criação de uma comissão ou conselho específico para a categoria dentro da OCEPAR.

Fomento ? De acordo com Ricken, os integrantes do fórum fizeram uma solicitação para que a OCEPAR entre em contato com as cooperativas que ainda não estão devidamente legalizadas. Essa seria uma forma de fortalecer o setor, ampliando o número de cooperativas e cooperados na área de transportes. A OCEPAR atuaria com um órgão de fomento dessas cooperativas. Atualmente a OCEPAR já faz esse tipo de trabalho, que deve ser intensificado a partir de agora.

Informalidade - Para Nelson Canan, diretor-presidente da Cooperativa dos Transportadores Autônomos Sudoeste, a principal luta da categoria é a de sair da informalidade. O encontro de hoje, segundo sua avaliação, também serviu para discutir formas de integrar o setor e fortalecer o vínculo junto da OCEPAR. ?O entrosamento entre as cooperativas de transporte é fundamental para conseguirmos a independência?, disse Canan. Isaias Gonçalves Lopes, assessor cooperativista da área de Autogestão da OCEPAR, explicou que o evento serviu para aproximar a entidade das cooperativas de transporte. ?Podemos fazer muito por eles, mas para isso precisamos saber de seus anseios e reivindicações.?

Ramo específico - Atualmente as cooperativas de transportes não possuem um ramo específico, sendo tratadas como de trabalho. Essa realidade, segundo Canan, começa a mudar com o apoio da OCEPAR. No próximo dia 18, durante o 1º Encontro Nacional das Cooperativas de Transporte, em Brasília, o setor dá o primeiro passo para a formalidade, com o encaminhamento da criação da Federação Paranaense e da Confederação Nacional de Transporte. ?Estamos empenhados em uma grande questão social, já que com o reconhecimento das cooperativas teremos condições de batalhar em defesa dos nossos interesses econômicos?, colocou Nelson Canan.

Conteúdos Relacionados