NOTA DE PESAR: Morre o jornalista Fábio Buchmann, vencedor do Prêmio Ocepar deste ano
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Faleceu, nesta segunda-feira (13/12), o jornalista e repórter da rádio CBN de Curitiba, Fábio Buchmann, filho do coordenador de Jornalismo do Sistema Fecomércio Paraná, Ernani Buchmann. Fábio foi um dos vencedores da 14ª edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo, com o segundo lugar na categoria Radiojornalismo. Ele tinha 45 anos, era diabético e estava internado desde o dia 24 de agosto em decorrência de um retransplante de fígado.
Sepultamento - O velório e o sepultamento estão marcados para esta terça-feira (14/12), das 9h às 17h, no Cemitério Parque do Iguaçu, em Curitiba. Segundo o coordenador de Comunicação Social do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, “o jornalismo paranaense não perde apenas um ser humano exemplar, perde também um profissional ético e dedicado. Sempre, em todas suas reportagens, o Fábio procurava mostrar uma boa história, contada com detalhes e com a peculiaridade da sua voz marcante no rádio da capital paranaense. Um exemplo desta sua dedicação no cuidado com todos os detalhes, é a reportagem vencedora produzida por ele intitulada solidariedade que salva. Lamentamos por esta prematura perda e nossos sentimentos a esposa Simone Giacometti e seus três filhos”, frisou.
Prêmio Ocepar - Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, o anúncio dos vencedores do 14º Prêmio Ocepar de Jornalismo e suas respectivas classificações aconteceu de forma on-line, em transmissão ao vivo transmitida pela TV Paraná Cooperativo, canal do Sistema Ocepar no Youtube. Na ocasião, Fábio Buchmann participou virtualmente e comentou para aos jornalistas Cláudia Vicentin e Samuel Milléo Filho sobre a produção da reportagem: “Vivemos tempos sombrios. Confesso que foi um desafio a mais produzir esta reportagem. Resolvi trazer um pouco de luz para esta pandemia. Fui atrás da pauta e descobri a história da Paloma e sua mãe Lúcia que, graças a uma agricultora, acabou dando mais qualidade de vida para a Paloma, uma menina que tem Síndrome de Down, possui um problema de plaqueta baixa e precisava constantemente de doação de sangue. E a força desta matéria ficou gritante. Todo mundo que ouvia, entrava em contato para parabenizar. Desde que produzi o material falo com a Lúcia, mãe da Paloma, para saber sobre a menina. Nos tornamos amigos, foi muito gratificante. Só tenho de agradecer e parabenizar a todos os demais colegas para que continuem participando do Prêmio Ocepar de Jornalismo”, frisou Buchmann.
Link - Ouça aqui a reportagem “Solidariedade que salva” produzida pelo jornalista Fábio Buchmann para o 14º Prêmio Ocepar de Jornalismo quando conquistou o segundo lugar na Categoria Radiojornalismo: https://www.youtube.com/watch?v=3c_mJzGdkJw