NORMAS CONTÁBEIS: Tem início a última etapa do Curso de IFRS
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Teve início, na manhã desta segunda-feira (19/11), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, a quarta e última etapa do Curso de IFRS - Normas Contábeis Internacionais, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). Nesta fase serão realizados, até quarta-feira (21/11), mais três módulos: o VI, que vai abordar o tema “Imposto de Renda Diferido”; o VII, sobre Conversão de balanço e o VIII, a respeito de instrumentos financeiros. O Curso de IFRS começou no mês de agosto e foi divido em quatro encontros, totalizando oito módulos e carga horária de 96 horas/aula. Estão participando cerca de 40 profissionais de 17 cooperativas dos ramos agropecuário, saúde, crédito e transporte. O analista econômico e financeiro do Sescoop/PR, Devair Mem, está acompanhando todas as atividades da capacitação.
Instrutora - O curso tem como instrutora a bacharel em Ciências Contábeis pela Unib, Ana Maria de Abreu. Pós-graduada em Direito Tributário pelo Ibet/USP e também em Finanças e Controladoria pela FGV, ela possui ainda MBA em Gestão Tributária pelo INPG, é mestranda em Ciências Contábeis pela Fecap e atua há mais de 20 anos na área de controladoria, fiscal e planejamento tributário de grandes multinacionais.
Módulos anteriores - O primeiro módulo do Curso de IFRS aconteceu entre os dias 20 e 22 de agosto, quando foram abordados os seguintes itens: Framework e elaboração e apresentação das Demonstrações Contábeis. No segundo módulo, ocorrido entre os dias 17 e 19 de setembro, o conteúdo trabalhado contemplou o tema “Imobilizado, intangível e outros ativos não monetários com elaboração de Fluxo de Caixa Descontado e impactos tributários”. Entre os dias 22 e 24 de outubro, os profissionais das cooperativas participaram de outros três módulos: o III tratou sobre Estoques, receitas e provisões; o IV sobre Combinação de negócios e o V focou “Consolidação das Demonstrações Contábeis e Avaliação de Investimento pela Equivalência Patrimonial”.
{gallery}noticias/2012/novembro/19/normas_contabeis/{/gallery}