Nestlé e Parmalat duelam na justiça

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A suíça Nestlé entrou com ação na 27ª Vara Civil de São Paulo contra a Parmalat, argumentando que a rival imitou sua embalagem de creme de leite. A Nestlé alega que a fabricante italiana confunde os consumidores ao usar os mesmos elementos visuais do seu rótulo - as cores azul, branca e vermelha e os morangos misturados ao creme de leite - em duas marcas produzidas pela concorrente. A Nestlé acusa a Parmalat de agir de má fé e prática de concorrência desleal. Nos autos do processo, a Parmalat nega a acusação de plágio. "A marca Parmalat não precisa se fazer passar por Nestlé", diz um dos advogados da multinacional italiana. "Ninguém imita a marca do concorrente quando a sua já goza de sucesso e ainda é líder”.O pedido de liminar para suspender a fabricação e a venda das duas marcas da Parmalat foi negado, mas ainda falta o julgamento definitivo do processo. As vendas de creme de leite movimentam US$ 150 milhões por ano no país. Segundo dados da consultoria AC Nielsen, a Parmalat lidera o mercado com quatro marcas. Nos últimos três anos, porém, sua marca própria perdeu fôlego justamente para o creme de leite Nestlé. De 20,6% de participação em 2002, fechou o ano passado com 15,2%. No mesmo período, a fatia da concorrente suíça dobrou - de 7,3% para 14,4%. A italiana, entretanto, ganhou mercado com as marcas adquiridas Glória e Batavo. (Fonte: Valor)

Conteúdos Relacionados