Ministério da Agricultura discute plano agrícola

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento debate na quinta-feira, (12/02), a partir das 10 horas, na sede da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), em Curitiba, o novo Plano Agrícola e Pecuário da safra 2004/2005 com produtores, cooperativas, organismos e entidades do setor. A iniciativa, em parceria entre o governo, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), faz parte de um ciclo de reuniões de trabalho nas principais regiões produtoras do Brasil.

Reuniões regionais - Divididos em duas equipes, os especialistas começaram, em Goiânia (GO), e em Belo Horizonte (MG), a percorrer o país para ouvir a sociedade e discutir o novo plano de safra. Nesta sexta-feira (13/02), os técnicos estarão em São Paulo. Depois, vão a Cuiabá (17/02). Em março, discutem o plano nas regiões Norte e Nordeste em Recife (10/03). Em seguida, vão a Belém (11/03) e Fortaleza (12/03). "Vamos ouvir a sociedade para desenhar o novo plano e decidir sobres suas prioridades", diz Edilson Guimarães, diretor do Departamento de Economia Agrícola do ministério. Os principais objetivos do novo plano são a regionalização da política agrícola, a transformação das políticas em ações permanentes e o aperfeiçoamento dos instrumentos de políticas públicas.

Novos instrumentos - As discussões sobre os novos instrumentos privados de comercialização para capitalizar a agropecuária brasileira também serão um dos focos centrais. Estarão em debate o lançamento dos contratos de opções de venda pela iniciativa privada, a criação dos fundos privados de investimentos no agronegócio e das Letras de Comércio Agrícola (LCAs), que poderão ser emitidas por empresas privadas no exterior. O objetivo é integrar o setor agropecuário ao mercado de capitais. Os especialistas discutirão com produtores e cooperativas sobre preços mínimos; seguro rural; custos de produção; infra-estrutura e logística; propostas para a safrinha de inverno; papel dos bancos cooperativos; e Cédula do Produto Rural (CPR). As reuniões de trabalho farão ainda um balanço de alguns aspectos do plano da safra 2003/2004, lançado em junho de 2003, como o aperfeiçoamento dos oito programas de investimento, entre eles Moderfrota (modernização da frota agrícola), Moderinfra (armazenagem e irrigação) e Moderagro (recuperação de solos).

Participantes - Participam do roteiro o secretário de Política Agrícola, Ivan Wedekin; o chefe de gabinete da SPA, Itazil Fonseca; o diretor do Departamento de Economia Agrícola, Edílson Guimarães; o diretor do Departamento de Abastecimento Agropecuário, José Maria dos Anjos; o coordenador-geral de Produtos de Exportação, Sávio Pereira; o coordenador-geral de Produtos Básicos, Silvio Farnese; e o coordenador-geral de Análises Econômicas, Wilson Araújo. Também participam representantes do Ministério da Fazenda, Banco Central e Banco do Brasil.

Conteúdos Relacionados