Micheletto destaca, na Câmara, inauguração da C.Vale

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em pronunciamento no plenário da Câmara dos Deputados o deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) comunicou aos parlamentares sobre a inauguração do novo frigorífico da Cooperativa Agroindustrial do Vale do Piquiri (C.Vale), ocorrida no último dia 8 de abril. Micheletto explicou que a nova unidade de produção da cooperativa, orgulho de toda a população paranaense, irá gerar até 2010 mais de 10 mil empregos diretamente. “São produtos elaborados como o frango e o suíno cozido que farão parte exclusivamente da pauta de exportação para a Inglaterra e o restante para a União Européia”, citou. O parlamentar paranaense frisou que a importância da nova unidade industrial foi demonstrada com a presença, na inauguração, do presidente da República em Exercício, José Alencar, do ministro Roberto Rodrigues e do governador Roberto Requião.

Associação democrática - Durante o seu pronunciamento o parlamentar afirmou ser essa inauguração “uma vitória coletiva e, mais ainda, uma vitória do cooperativismo, como forma inequívoca de viabilizar a agricultura, neste país”. Micheletto afirmou ainda que o cooperativismo é “modelo de associação democrática, pois, é assentada em valores de participação solidária e responsável, visando a resultados não apenas econômicos, mas também sociais, o cooperativismo tem-se revelado a solução inteligente e eficaz para os pequenos produtores rurais, a sua definitiva oportunidade de ingressar no agronegócio”, completou o deputado.

Pequenos produtores - Micheletto ressaltou ainda que a C.Vale,”segunda maior cooperativa do Brasil”, é composta de agricultores que, em mais de 80% dos casos, têm menos de 30 hectares, ou seja, composta de mini e pequenos produtores num total de 7.630 associados. A C.Vale tem 3.300 funcionários efetivos. A produção dos associados a cooperativa é diversificada, sendo de soja, milho, trigo, mandioca, criação de suínos, de frangos e produção de leite. No final de seu pronunciamento Micheletto comentou que o faturamento da cooperativa em 2004 foi de R$ 1,28 bilhão, gerando R$ 70,8 milhões em impostos. (Com informações da assessoria de imprensa do deputado federal Moacir Micheletto).

Conteúdos Relacionados