Mestranda francesa realiza estágio na Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos sobre as relações internacionais entre os países da América Latina com outros continentes, especialmente o Brasil, na obtenção de subsídios para conclusão de Mestrado pela Universidade de La Rochelle da França, a economista Celine Cadiot, iniciou nesta semana um estágio de graduação na Ocepar. Durante quatro meses, ela pretende conhecer melhor o sistema cooperativista paranaense e sobre a forma com que ele atua na produção, agroindustrialização e na comercialização. Natural de Bordeaux, região produtora de vinho, neta de agricultores e filha de padeiro, Celine fala fluentemente português, espanhol e mandarim (chinês).
Ética - Ela afirma ter uma admiração especial pelo Brasil, país o qual será – segundo ela – “grande provedor de alimentos para o mundo, tanto por sua extensão territorial, clima e por suas riquezas naturais”. Sobre as cooperativas brasileiras ela diz conhecer pouco, mas afirma que admira a forma ética com que atuam nas relações com o mercado, tanto interno como externo. Depois de terminar seu estágio e concluir do mestrado na França, Celine diz que pretende dar continuidade a esta relação com as cooperativas paranaenses, “quem sabe – diz - trabalhando como um ponto de apoio para futuros contatos comerciais entre o Brasil e a França”.
Visão - Para o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, este período de permanência de Celine Cadiot aqui no Paraná, é uma oportunidade também para melhorar nossa visão sobre o mercado internacional. “No plano de trabalho da Ocepar – área de mercado – temos como meta buscar mais informações sobre mercados potenciais para que nossas cooperativas, com estas informações em mãos, possam prospectar novos negócios e assim direcionar seus investimentos em produtos de interesse destes mercados. Fatores estes que com certeza irão contribuir para a sustentação aos investimentos que estão sendo realizados pelas cooperativas para agregar mais valor a sua produção”, lembra. Durante este período de estágio, Celine deverá conhecer algumas cooperativas, tendo sempre como apoio a gerência técnica e econômica da Ocepar.