MENSAGEM OCEPAR: 84º Dia Internacional do Cooperativismo - 1º de julho de 2006

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Vamos construir a Paz!
                                                                                                                

João Paulo Koslovski*

No primeiro sábado de julho o mundo comemora o 84º Dia Internacional do Cooperativismo. A Aliança Cooperativa Internacional (ACI), organização não governamental que reúne mais de 800 milhões de cooperativistas, espalhados nos mais diversos continentes, enviou às organizações cooperativas sua mensagem anual relativa à data, enfocando o tema da Paz. Muito oportuno esta abordagem, num contexto onde inúmeros países vivem conflitos que afetam seus povos, especialmente na África e Ásia.

Nós, brasileiros, podemos afirmar que somos privilegiados, pois não temos inimigos externos a nos afrontar. Nossos problemas são relacionados a violência urbana, que tem entre as causas principais uma distribuição de renda desigual, onde a miséria aflora nos grandes centros, com raízes também na falta de melhores oportunidades de trabalho, educação, cidadania.

No entanto, queremos comemorar esta data, avaliando especificamente o nosso cooperativismo paranaense, cujas primeiras experiências têm mais de um século. Apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas pelas nossas cooperativas diante da falta de infra-estrutura e dos apoios adequados do poder público, o Paraná construiu um cooperativismo forte, pioneiro em muitas áreas, hoje responsável por cerca de 18% do Produto Interno Bruto. Em 2005 as cooperativas produziram bens no valor de R$ 16,5 bilhões.

O valor dos bens produzidos, em si, pode ser um número frio quando falamos em construir a Paz. Mas não se considerarmos que é resultado da ação de um verdadeiro exército de 400 mil cooperativistas, reunidos nas 228 cooperativas paranaenses que, somados aos quase 50 mil trabalhadores, constroem a paz de suas famílias e envolvem mais de 2,1 milhões de paranaenses.

Essa é a nossa maneira de construir uma Paz duradoura. Cooperação e solidariedade entre as pessoas para fortalecer suas economias em empreendimentos cooperativos. Propiciar produtos e serviços a custos socialmente mais justos. Gerar empregos pela integração cooperativista e nos empreendimentos cooperativos.

E como se faz isso?

Através da adesão voluntária e livre, da gestão democrática, da participação proporcional ao trabalho, da educação e formação, da intercooperação e do interesse pela comunidade. São todos adjetivos relacionados com a Paz, com a justiça e com o desenvolvimento. Adjetivos que os cooperativistas paranaenses vêm praticando, cujos resultados podem ser notados “a olhos vistos” nas centenas de comunidades que decidiram se unir em busca do desenvolvimento. Onde há cooperativas há mais empregos, melhor qualidade de vida, indicadores comprovados pelos IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, mais bem-estar social e melhor distribuição de tenda.

Esse é o diferencial do cooperativismo, com o qual estamos construindo a verdadeira Paz.

* Presidente do Sistema Ocepar – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná

Conteúdos Relacionados