Estudantes de mestrado da OCB Ceará conhecem cooperativismo paranaense
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o objetivo de conhecer o cooperativismo paranaense e sua organização, estudantes do curso de Mestrado em Gestão de Cooperativas, que integram o Sistema OCB/CE, estiveram no Sistema Ocepar, nessa quarta-feira (02/07). A visita fez parte de uma série de compromissos agendados para esta semana.
Os alunos integram a primeira turma cearense do mestrado em Gestão de Cooperativas, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/CE) em parceria com a PUCPR. Na segunda e na terça-feira, os estudantes tiveram compromissos acadêmicos na sede da instituição de ensino, em Curitiba. Na quinta e sexta-feira (03 e 04/07), o grupo seguirá para as cooperativas paranaenses Frísia, Castrolanda, Witmarsum e Bom Jesus.
A comitiva é composta por presidentes, dirigentes e gestores de cooperativas do Ceará, além de colaboradores da organização estadual (OCB-CE). Todos foram recepcionados pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. “No Paraná, estamos na 12ª turma do mestrado em Gestão de Cooperativas. O que a gente quer com isso? Pesquisar cooperativismo. Nós temos informação do cooperativismo. Na Ocepar, desde 1990, temos 40 índices mensais de cada uma das cooperativas que integram o Sistema. Mas não basta ter dados, precisamos transformá-los em informação e fazer o planejamento eficaz para termos os melhores resultados”, observou.
A professora do curso, Fernanda Frankenberger, exaltou a oportunidade. “É um momento muito singular. Durante um ano, nós fomos para o Ceará para dar aulas e apoiar nesse processo de pesquisa e aprendizagem. Eles (estudantes) estando aqui é um momento único em que a gente mostra o que é a nossa universidade e gente compartilha o movimento cooperativista do Paraná, que é referência mundial.”
Cooperativismo paranaense
Ao longo da manhã, os visitantes conheceram o funcionamento do Sistema Ocepar. O Gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leandro Macioski, agradeceu a visita. “Fico feliz em compartilhar esse caminho de ensino, pesquisa, extensão, conhecimento. É muito bom falar do nosso cooperativismo e destacar o papel transformador do Sescoop/PR na profissionalização e sustentabilidade das cooperativas do estado.”
Durante a palestra, dois empregados do Sistema Ocepar foram convidados a dar seus depoimentos sobre o curso de mestrado. A analista técnica Cristina do Nascimento Moreira e o Coordenador de Integridade do Sescoop/PR, Tiago Gomes, falaram sobre suas trajetórias no curso.
Após, a coordenadora de Relações Institucionais da Ocepar, Daniely da Silva, apresentou o programa de Educação Política e reforçou a importância de buscar representação ao cooperativismo. “Precisamos ter atenção para dinâmica política. Quando a gente fala de educação política, buscamos fortalecer nossa representação com a conscientização do público cooperativista; levar informações para as cooperativas para que elas possam entender a própria atuação e potencializar sua atuação. Nós entendemos que existem muitas boas oportunidades para o cooperativismo”, pontuou.
O diretor da OCB/CE do ramo crédito, presidente do Sicredi Ceará, Hegel Nóbrega, comentou sobre a programação. “É um momento muito engrandecedor para o cooperativismo cearense. É enriquecedor fazer esse benchmark (troca de experiências) com o cooperativismo do Paraná.”
FOTOS: Iara Maggioni e Júlia Duda /Assessoria de Imprensa Sistema Ocepar